Primeiramente, se o leite é mesmo tão necessário, de onde teria vindo a lenda de que adultos não precisam consumi-lo?

Tomar leite não é uma necessidade que se encerra na infância. Adultos e idosos precisam de tanto leite quanto as crianças, pois o envelhecimento reduz a produção de tecido ósseo, que necessita do cálcio presente no alimento e nos derivados.  Uma dieta sem leite e nenhum laticínio é, muito provavelmente, uma dieta deficiente em cálcio.

O leite é uma importante fonte de cálcio. É um dos alimentos que mais cálcio contém, ao lado dos derivados, como iogurtes, coalhadas e queijos de um modo geral. A necessidade do organismo de cálcio é uma necessidade grande, você precisa ingerir um grama de cálcio por dia. O cálcio não está só no leite, mas nos derivados e também nas verduras, principalmente nas verduras de folhas escuras. Mas uma porção de verduras tem cerca de 250 miligramas de cálcio apenas. A quantidade de verdura que você precisa comer é muito grande para satisfazer as necessidades do organismo. Com leite é mais fácil. Cada copo de leite tem 250 miligramas. Da mesma forma um iogurte, uma fatia de queijo. Uma dieta sem leite e nenhum laticínio, muito provavelmente, é uma dieta deficiente em cálcio.

Composição do bem

A maior vantagem do leite é sua composição: proteínas, carboidratos, gorduras e minerais fundamentais como o cálcio estão nele contidos. O cálcio é essencial para a saúde e fortalecimento dos ossos. Ossos sem cálcio ficam “porosos” e fracos, o que aumenta muito a chance de fraturas. Isso é o que se conhece por osteoporose

Não há por que evitar a bebida. O leite é um alimento versátil, ajuda no controle de eletrólitos, formação de musculatura e reposição de nutrientes, além de ser excelente fonte de energia.

Entendeu porque os adultos nunca deveria ter parado de tomar leite? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro!

Rolar para cima
Rolar para cima