Compartilhar o post

tudo que você precisa saber sobre queijo coalho 

Como assar queijo coalho? Esse queijo  derivado da culinária nordestina se tornou muito apreciado em todo o Brasil. Além de se popularizar na praia, também conquistou a simpatia dos churrasqueiros.

A principal característica dessa iguaria nordestina é a crocância por fora, a maciez por dentro e o gosto à borracha na entrada, que é a sua elegância.  

Ao contrário de outros tipos de queijo, ele  não tem um sabor tão bom quando comido cru, por isso é tão importante saber como prepará-lo.

Como assar queijo coalho?

 

Não chega a ser uma receita propriamente dita, de tão fácil que é. Está mais relacionada ao jeito de se fazer.

Assar na churrasqueira

Uma das maneiras mais populares de assar queijo coalho em casa é na churrasqueira. Mas para isso é importante que a grelha esteja livre de resíduos de outros alimentos para evitar a transferência de sabor para o queijo.

Uma vez feito isso, já pode acender a churrasqueira e esperar que o calor a pré-aqueça. Quando sentir que já está quente, coloque o queijo sobre a grelha e vigie. Vá virando até que todos os lados estejam com aspecto dourado.

Assar no forno

Caso você não tenha churrasqueira em casa, pode assar o queijo coalho no forno convencional ou na air fryer. Para isso, reserve uma forma de alumínio ou antiaderente e coloque o queijo.

Leve ao forno a 250°C já preaquecido e deixe dourar por um tempo de 10 a 20 minutos. Observe se a superfície está dourada, então retire.

Agora os que levam a praticidade ao pé da letra podem apostar em assar o queijo coalho no micro-ondas. Basta colocar o espetinho em um refratário específico para forno micro-ondas e então, se o seu aparelho tiver a opção “assar”, deixar por 10 minutos. Se essa opção não existir, coloque na potência alta e deixe por 2 a 5 minutos.

Assar no grill

Outra maneira prática, que apesar de não se encaixar tão bem na categoria “assar” e que agrada a todos, é preparar o queijo coalho na sanduicheira elétrica, também conhecida como grill.

É muito fácil, basta deixar esquentar um pouquinho e então colocar os espetinhos de modo a deixar os palitos para fora. Quem dita o ponto ideal continua sendo a cor dourada que as superfícies devem adquirir.

Assar na frigideira

Outra opção também é na frigideira, rápido, prático e simples. Adicione os espetinhos na frigideira em fogo pré-aquecido, pois se for alto ele queima sem cozinhar por dentro, não é necessário untar óleo na frigideira, deixe dourar por um tempo de 5 a 10 min, vá virando até pegar o dourado em todos os lados, e tá pronto para ser servido.

Você que está aí, do outro lado da tela com água na boca só de imaginar, que tal adquirir o nosso queijo coalho e colocar em prática essas dicas?

O Queijo de coalho Taquari está disponível dos melhores mercados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima