Uma das bebidas mais consumidas no mundo é o leite! Com alto teor nutritivo e diversas variedades , esse alimento faz sucesso na maiorias das mesas… Mas, afinal qual as diferenças entre leite de saquinho e de caixinha?

Siga com a leitura e entenda mais sobre esse assunto:

Leite de saquinho X Leite de caixinha


A diferença nutricional entre o pasteurizado, conhecido como leite de saquinho ou leite barriga mole, e o leite de caixinha (UHT) é mínima, praticamente inexistente. Ambos mantêm suas características de composição praticamente inalteradas, mesmo em relação às vitaminas A, complexo B e tiamina (vitamina B1) que, naturalmente presentes no leite, permanecem disponíveis imediatamente após seu processamento industrial.

A diferença está no modo de preparo de cada uma delas.

 O leite de caixinha (UHT) é submetido a uma temperatura acima de 100°C, que elimina todas as bactérias que presentes no leite.

Já o leite de saquinho (pasteurizado) vai a uma temperatura entre 72° e 75°, cujo objetivo é eliminar somente as bactérias patogênicas. Após esse tratamento térmico, o leite UHT é envasado em uma câmara asséptica, onde não existem bactérias.

Então, qual tipo de leite é melhor?


Tá certo, você agora já sabe que o leite do saquinho é pasteurizado a 75 graus, o da caixinha é fervido a mais de 130 graus – e o que muda nisso tudo?

Bem, o leite tem bactérias boas e ruins. As boas são os lactobacilos, interessantes para manter nossa flora intestinal saudável.

O problema com o leite fervido através do método UHT (caixinha) é que ele mata os dois tipos de bactérias, te livra das boas, mas também das ruins. Portanto, não tem lactobacilos que vão melhorar sua vida gastrointestinal.

Por outro lado, o leite de saquinho deve ser consumido em até três dias da sua fabricação e ser sempre mantido em geladeira ou freezer, enquanto o leite de caixinha pode se manter armazenado por semanas e até meses, desde que fechado, e somente se recomenda que seja conservado gelado após ter sido aberto seu recipiente.

Ou seja, o leite de saquinho é mais nutritivo pois mantém os lactobacilos. O leite de caixinha, por sua vez, dura por mais tempo na geladeira.

Já deu vontade de tomar leite aí? Porque aqui já deu…

Gostou de saber disso? Siga-nos para mais artigos relacionados.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap