Você vai ferver o leite e, subitamente, num piscar de olhos, ele está derramando e deixando o seu fogão aquela bagunça?

Isso acontece porque o leite é composto por inúmeras substâncias como açúcares, lipídeos, proteínas e, principalmente, água, que quando aquecidas formam bolhas de ar que sobem até a superfície, formando uma película muito resistente que é incapaz de ser rompida pelo vapor, resultando na maior lambança.

Quer parar de viver do lado do fogão vigiando o leite? Confira algumas dicas pra hora de fervê-lo.

Vai uma colher aí?

A primeira dica é colocar uma colher de inox dentro da leiteira com o leite. O leite irá ferver, mas por causa da colher, que irá quebrar a bendita película de gordura que impede o vapor de exalar do leite.

Opa, mais uma colherzinha

A segunda dica é colocar uma colher de madeira apoiada, de ponta a ponta, na borda da leiteira. Quando o leite começar a subir, ele entrará em contato com a colher e não derramará no fogão.

O truque do pires

A terceira parece até história de avós. Quando você precisar ferver uma quantidade muito grande de leite, como por exemplo para fazer doce de leite, coloque um pires virado de ponta cabeça dentro da panela e despeje o leite por cima. Você vai perceber que o leite irá ferver sem derramar, a razão disso… quem sabe. Mas dizem que funciona.

Essas dicas serão muito úteis para o resto da sua vida, não é mesmo? Tem mais alguma dica de como não deixar o leite derramar ao ser fervido? Conte pra gente!

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap