Fonte de cálcio, o leite possui riboflavina, vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais: fósforo, potássio, zinco e magnésio. O alimento é de suma importância desde o nascimento até a fase adulta. O consumo desde os primeiros dias de vida favorece a prática de uma dieta balanceada.

A ingestão das vitaminas também está entre os benefícios do consumo do leite. A vitamina A, por exemplo, contribui para a formação dos tecidos e mantém os cabelos com aspecto saudável. Já as vitaminas do complexo B auxiliam na proteção do sistema nervoso e participam do processo de oxigenação das células.

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre a importância da vitamina B12 presente no leite.

O que é vitamina B12?

A cobalamina, também conhecida como vitamina B12, auxilia no metabolismo do sistema nervoso, na manutenção das hemácias no corpo, na formação e integridade e na síntese de DNA, RNA e mielina. Não produzimos vitamina B12, precisamos ingeri-la por meio de alimentos ou suplementos.

Quais os benefícios da Vitamina B12?

Uma coisa é certa: os benefícios da Vitamina B12 são muitos para o nosso organismo, saúde e qualidade de vida! E é por isso, a importância que seus níveis estejam em equilíbrio.

Confira aqui alguns benefícios dessa vitamina:

  • Preservação e reparação do DNA
  • Aumenta o colesterol bom
  • Proteção natural do sistema nervoso central
  • Previne a anemia megaloblástica
  • Regeneração dos músculos
  • Diminui os riscos de depressão
  • Melhora o sono
  • Bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular
  • Mais energia e disposição

Por tudo isso, manter os níveis adequados de Vitamina B12 no seu organismo é tão importante.

 Para que serve

A vitamina B12 é indicada para o tratamento de diversas doenças como: 

  • Anemia perniciosa;
  • Deficiência de vitamina B12;
  • Dor intensa ou inflamação nos nervos;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor no ciático;
  • Artrose lombar;
  • Artrite;
  • Neuropatia diabética.

Os lácteos são as principais fontes naturais de Vitamina B12

 O leite de vaca estimula a absorção de Vitamina B12 por uma rota alternativa, tornando os lácteos as principais fontes naturais desse nutriente. Essencial para vários processos metabólicos, o corpo humano não consegue produzir Vitamina B12. A recomendação diária de consumo de Vitamina B12 é de 2,4 microgramas – quantidade encontrada em 3 copos de leite.

Produtos lácteos são mais bem absorvidos que aqueles derivados de outras fontes naturais, assim como das fontes sintéticas presentes nos suplementos. O segredo dessa maior biodisponibilidade parece estar em proteínas presentes nos lácteos que se aderem à vitamina, facilitando sua absorção intestinal e chegada ao sistema circulatório. Uma vez na circulação sanguínea, a vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, é transportada para vários órgãos por uma proteína chamada de Transcobalamina.

Beba leite! Esse alimento ajudará você a atingir suas necessidades diárias de B12.

Interessante não é mesmo? Conseguiu entender a importância da vitamina B12 presente no leite? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro…

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