Antes de tudo, vale ressaltar que o leite azedo é bem diferente de leite estragado. O leite pode ficar azedo pelo tempo que ficou na geladeira ou até mesmo se o leite fresco foi misturado com uma substância ácida, tal como limão ou vinagre. Mas se o leite ficou exposto a uma fonte de calor por muito tempo, é sinal de que ele estragou. Sendo assim, o melhor a se fazer é descartá-lo para evitar uma possível contaminação.

Apesar de muitos acharem que o leite azedo deve ir direto para o lixo, porque seu gosto não é mais o mesmo, esse ingrediente pode ser reutilizado em várias receitas que ficam ótimas.

Na receita de bolo de iogurte, por exemplo, basta você substituir este ingrediente pelo leite que está azedo, utilizando a mesma quantidade do leite normal. Com a adição de coco e uma cobertura de leite condensado e chocolate amargo, esse bolo fica muito bom, e claro, sem nenhum gostinho desagradável.

Os fãs de broa também não ficam de fora dessa e podem se deliciar com a receita de Broa de fubá com leite azedo.

Como não se apaixonar por um saboroso doce de leite talhado? Pois é, esta receita é muito pratica e gostosa, e seu ingrediente principal é o leite azedo. Que tal uma ricota para fazer um belo e saboroso par com o doce de leite feito que citamos acima? Pois é, fazer ricota é mais simples do que você imagina, pois ela é o próprio leite azedo (ou o leite fresco que azedou pela adição de limão ou vinagre) depois de algumas etapas. E o processo é bem simples, garantindo uma ricota caseira leve, suave e saborosa, que você poderá incluir em diversos outros pratos!

E aí, já está olhando com outros olhos o leite que azerou?? Desperdício nunca mais!!!

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap