Muitas pessoas que sofrem com prisão de ventre escutam falar dessa substância milagrosa que promete pôr fim nesse problema. Mas boa parte delas nem sequer sabe o que é leite de magnésia e quais são os seus benefícios para a saúde.

Definitivamente, leite de magnésia não é leite, de nenhum tipo, de nenhum animal mamífero…

Basicamente, leite de magnésia é o nome popular dado a uma mistura que leva hidróxido de magnésio e água. Apesar de ser considerado um método caseiro para o tratamento de constipação, ele também é muito indicado por médicos. Isso porque, a sua ação já foi comprovada cientificamente.

Outro diferencial dessa substância é que, por conta da sua composição simplificada, ela possui pouquíssimas contraindicações, e pode ser utilizada por pessoas de diferentes idades.

Mas afinal, o que vem a ser o leite de magnésia?

Quando as pessoas pesquisam o que é leite de magnésia, muitas não sabem que, na verdade, essa substância é o hidróxido de magnésio, que é uma base branca sólida.

A única diferença desse componente para o leite de magnésia comercializado, é que ele já vem dissolvido em água, para facilitar o consumo.

Principais funções

O hidróxido de magnésio pode ser utilizado para diferentes fins, dependendo da sua fórmula. Para utilização de tratamentos relacionados a constipação, ele precisa ter uma concentração de 7% quando diluído em água.

Nesse caso, por ser um alcalino, ele irá ter uma ação antiácida para quando você está com algum desconforto no estômago. Além disso, ele também possui propriedades laxativas, que lubrificam as paredes intestinais, fazendo que você não sofra mais de prisão de ventre.

Contudo, o hidróxido de magnésio também pode ser utilizado para outros fins, conforme a sua fórmula, entre as principais estão: agente para retardar chamas, composto para refinamento de açúcar, minimizador de combustão, tratamento de efluentes entre outros.

Mas atenção!

Antes de fazer o consumo de qualquer medicamento ou substância do gênero, é imprescindível que você procure um médico.

Apenas um profissional poderá avaliar as suas necessidades e indicar o tratamento mais adequado. Nunca faça automedicação ou auto suplementação, pois, estará colocando a sua vida e a sua saúde em risco.

Rolar para cima