Leite de saquinho ou leite de caixinha, qual é melhor?

Quem é amante de leite de saquinho costuma dizer que ele é melhor que o de caixinha, mas será que é verdade? Eis a pergunta que não quer calar! Garanto que você já teve essa dúvida um montão de vezes e pode ter certeza que não vamos ficar em cima do muro com você, com respostas do tipo “pode ser e pode não ser” ou “depende”. O negócio aqui é na lata! Ou na caixa, ou no saquinho…

Diferença entre leite de saquinho e de caixinha

Antes de qualquer coisa, vamos entender a diferença entre um e outro. Pra princípio de conversa, entenda que não há diferença no tipo do leite utilizado para preparar um e outro, podem ser da mesma vaca, do mesmo rebanho ou do mesmo laticínio. Não há vacas ou leites melhores ou mais premiados em um ou outro tipo de leite.

A diferença entre o leite de saquinho e o de caixinha está no modo de preparo.

O primeiro tipo, o saquinho, que também é conhecido no interior de Minas como “leite barriga mole”, é pasteurizado antes de ser embalado, a uma temperatura de cerca de 75 graus, e depois resfriado.

Já o leite de caixinha é fervido através de um método conhecido como UHT (sigla chata com significado em inglês, nem vamos nos prender a isso). Neste método, o leite é fervido a uma temperatura acima de 130 graus e depois resfriado. Depois desse tratamento, os dois tipos de leite são embalados, seja no saquinho, seja na caixinha.

Então, qual tipo de leite é melhor?

Tá certo, você agora já sabe que o leite do saquinho é pasteurizado a 75 graus, o da caixinha é fervido a mais de 130 graus – e o que muda nisso tudo?

Bem, o leite tem bactérias boas e ruins. As boas são os lactobacilos, interessantes para manter nossa flora intestinal saudável.

O problema com o leite fervido através do método UHT (caixinha) é que ele mata os dois tipos de bactérias, te livra das boas, mas também das ruins. Portanto, não tem lactobacilos que vão melhorar sua vida gastrointestinal.

Por outro lado, o leite de saquinho deve ser consumido em até três dias da sua fabricação e ser sempre mantido em geladeira ou freezer, enquanto o leite de caixinha pode se manter armazenado por semanas e até meses, desde que fechado, e somente se recomenda que seja conservado gelado após ter sido aberto seu recipiente.

Ou seja, o leite de saquinho é mais nutritivo pois mantém os lactobacilos. O leite de caixinha, por sua vez, dura por mais tempo na geladeira.

E as vitaminas?

Ambos possuem as mesmas proteínas e vitaminas: cálcio, potássio, vitaminas A, B e D. No entanto, o processo de centrifugação UHT pode fazer com que o leite de caixinha perca o cálcio e outras vitaminas no processo, que no entanto podem ser acrescidas pela indústria que os produz de maneira artificial.

Um último detalhe importante: o leite de saquinho não possui conservantes, já os leites de caixinha sempre os possuem.

Então, chegamos a uma conclusão importante aqui, inevitável: o leite de saquinho é mais puro e mais nutritivo, perdendo apenas no quesito durabilidade.

Se você vai sempre fazer compras, opte pelo leite de saquinho. Agora, se você é daqueles que só faz compras uma vez por mês, opte pelo leite de caixinha, que conserva mais as propriedades do leite (ainda que de maneira artificial). Os dois, na verdade, são bastante saborosos!

Falar disso já dá até vontade de tomar um copão de leite, né?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap