Uma garrafa com leite e ao seu lado um pote com soja

O leite de soja, também conhecido como bebida de soja, é uma bebida feita a partir dos grãos de soja. Ele ajuda a reduzir a gordura corporal e é uma opção para quem tem problemas com colesterol ou alergia a leite. Seu valor nutricional é inferior ao leite, mas pode ser preparado para ter o mesmo teor de proteínas , no processo de fabricação pelo extrato da soja.

Grandes empresas do ramo alimentício, produzem a bebida a partir da proteína isolada da soja. O extrato da soja é obtido através da moagem dos grãos de soja com água, processo no qual são preservados proteínas, parte dos carboidratos solúveis, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais presentes na soja. Já a proteína isolada da soja é extraída da farinha de soja desengordurada, obtida da remoção dos componentes não proteicos dos grãos.

Contém aproximadamente 90% de proteínas em base seca. Apesar de conter maior quantidade de proteínas do que o extrato de soja, por ser concentrada, a proteína isolada de soja geralmente é diluída para o consumo e o produto final acaba oferecendo quantidades de proteínas similares às do extrato por porção.

Não esqueça de observar a embalagem e a tabela nutricional de alimentos à base de soja no momento da compra.

Boa alternativa ao leite de vaca

A bebida de soja, quando enriquecida com cálcio, pode ser uma alternativa ao leite de vaca para pessoas com alergia à proteína do leite ou com intolerância à lactose, além de pessoas adeptas ao veganismo ou vegetarianismo, pois fornecem quantidades suficientes de cálcio e de proteínas para atingir as necessidades nutricionais de adultos e crianças a partir de 3 anos de idade.

Algumas marcas já adicionam sabor ao leite de soja, o que deixa o produto mais atrativo…

E você já provou leite de soja?

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap