A resposta é simples: não, a menos que você queira pegar a “doença do leite”. Ela é transmitida pela ingestão do leite cru, que é justamente a bebida ordenhada direto do úbere da vaca para o seu copo ou xícara de leite fresquinho – e que pode estar infestado de bactérias e substâncias nocivas.

A doença do leite surge justamente de vacas doentes cujo leite é consumido sem que seja antes fervido. Mas não é só este risco que você corre. Tomando leite direto da vaca, é possível também contrair tuberculose e brucelose. Todas estas moléstias são mortais se não forem tratadas de maneira rápida e eficiente. É importante salientar que o ser humano também pode contrair estas doenças se consumir carne ou derivados de gado contaminado.

Cuidado

Portanto, existe sim perigo! Ainda que sua vaquinha de fazenda pareça confiável, mesmo que se alimentem apenas dos vegetais aparentemente mais inofensivos presentes próximos do curral, o Trimetol, substância altamente letal que causa a doença do leite, pode estar presente em um inocente pé de alface ou em um crisântemo. Ingerido pela vaca, vai para o leite que, sem ser fervido, transmite ao ser humano que o ingere esta doença perigosíssima.

Por isso é importante profissionalismo e responsabilidade no processo de fabricação e preparo para consumo humano do leite e seus derivados. Nunca abra mão da higiene e do asseio na produção de alimentos que irão fazer parte da dieta diária de sua família. Confie sempre em produtos lácteos provenientes de laticínios com selos de qualidade, controle ecológico e ambiental e fiscalização rigorosa da Vigilância Sanitária. Sobretudo: só tome leite pasteurizado e/ou fervido.

 

Rolar para cima
Rolar para cima