leite simbolizando ser recem tirado da vaca

O leite é essencial ao bem-estar das pessoas – não importam as opiniões em contrário. Ele carrega vitamina A (boa para o crescimento), B (regula açúcares e gorduras do organismo), fósforo (forma os ossos), manganês (bom para o cérebro), aminoácidos e bactérias do bem (lactobacilos – fortalecem o indivíduo), além do mais importante deles, o cálcio, que fortalece os ossos e é essencial na prevenção da osteoporose e no funcionamento intestinal. Além disso tudo, o cálcio ajuda na manutenção do peso porque induz à sensação de saciedade de quem bebe leite. Esta condição também se encontra presente nos derivados do leite gorduroso, como a manteiga e o queijo.

Os leites de vaca facilmente encontrados nos supermercados são o integral, semi-desnatado e desnatado. Também tem os com baixa ou sem lactose, para quem é alérgico ao glicídio – a glicose do leite, e os “biofortificados” ou “biomodificados” que são enriquecidos com vitaminas.

Dietas a parte

Dietas para emagrecer a parte, quanto mais gorduroso o leite, mais saudável será no que se refira ao cálcio e vitaminas presentes em sua composição. Aí entra uma outra subdivisão do leite, A, B e C, sendo o leite tipo “A” o que contém maior teor de gordura. Além disto e dentre eles, o Leite integral é o que possui mais nutrientes presentes na sua gordura que não é excluída da composição da bebida. São aproximadamente 120 Kcal, muito mais do que as 90 Kcal do leite semidesnatado, indicado para dietas específicas. Atenção para o desnatado: não possui gordura alguma e é indicado apenas para quem quer perder peso.

Portanto, quanto mais gordura, mais cálcio e vitaminas!

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap