Ultimamente, temos cada vez mais opções no mercado de produtos sem lactose. Mas, afinal, para quem esses produtos são indicados e quais os benefícios que eles proporcionam?
O leite é um alimento presente em todas as épocas da nossa vida. Desde quando nascemos até quando ficamos mais velhos, ele é um dos principais responsáveis pela ingestão de cálcio e outros minerais importantes em nosso organismo. E, cada vez mais, a bebida ganha tipos e novas variações: integral, semi desnatado, zero lactose e até de soja... Tem para todos os gostos e necessidades!
Hoje vamos falar um pouco mais sobre o leite sem lactose… E entender se o leite sem lactose é melhor ou pior…
Benefícios do leite sem lactose para a saúde
O maior benefício do leite sem lactose é permitir que pessoas intolerantes ao consumo do leite e seus derivados possam ter acesso a esse alimento . O leite sem lactose não é exclusivo para quem tem tolerância a enzima, qualquer pessoa pode consumi-lo no seu dia a dia sem notar diferença de sabor na bebida…assim como as opções comuns no mercado, esse tipo de leite contém também cálcio, vitaminas e minerais essenciais para a boa saúde do organismo.
Existe algum problema de tomar leite sem lactose se não tenho intolerância?
De forma esporádica, não. De forma contínua e rotineira, sim. Ainda mais de esta for a sua única fonte de derivados lácteos.
O corpo humano tem um combinado de enzimas que são reguladas pela frequência de ingestão alimentar. Ou seja: quanto mais consumo, mais tem… Elas são acumulativas! Se ficar um período sem esse estoque, pode surgir alguns sintomas de má digestão, que são os gases, distensão abdominal e alteração nas consistências das fezes.
Resumindo: não há motivo para tomar leite sem lactose, se não existe alergia . Isso não vai acarretar uma melhor saúde e nem evitar algum grau de intolerância.
Já bebeu seu leite hoje? O que está esperando?
Gostou de saber disso? Siga-nos para mais assuntos relacionados ao mundo dos laticínios