A sociedade médica de tempos em tempos pega algum alimento pra pregar na cruz, já foi a vez do queijo, da banana e mais recentemente até o leite tem sofrido nas mãos de médicos que juram de pé junto que descobriram que o alimento, que todos consomem por anos, todo dia, durante milhares de anos, faz mal à saúde.

Esse tipo de “opinião científica” acaba gerando muitas dúvidas no consumidor, que no fim acaba se perguntando: “tomar leite todo dia faz mal à saúde?” Afinal, somos os únicos mamíferos que, por muitas razões, consome e continua consumindo leite mesmo após adultos, todos… os… dias.

Tomar leite faz mal?

Um dos alimentos mais controversos da atualidade, o leite divide opiniões de profissionais de saúde que se digladiam entre críticas e elogios ao tratar dos efeitos da bebida no corpo humano. Considerado um alimento de alta densidade nutricional com mais nutrientes do que calorias e importante na alimentação por causa da quantidade de cálcio, o leite é apontado também como de difícil digestão pelo organismo e cada vez mais associado a problemas como intolerância a lactose.

Por outro lado, se retirarmos o leite da nossa dieta, sem substitui-lo por seus derivados, acabamos tirando de 20 a 30 gramas diárias de proteína da alimentação.

Assim, ao longo dos anos entendemos que o leite tem um valor nutricional muito importante que supre muitas de nossas necessidades, em todas as fases da vida. O leite, portanto, é um excelente nutriente que pode, sim, nos acompanhar a vida inteira, todos os dias. Mais importante: até os dias de hoje não se conseguiu produzir uma fórmula láctea tão completa e perfeita para nós.

Adulto pode tomar leite?

Tomar leite não é uma necessidade que se encerra na infância. Adultos e idosos precisam tanto leite quanto as crianças, pois o envelhecimento reduz a produção de tecido ósseo, que necessita do cálcio presente no alimento e nos derivados. Uma dieta sem leite e nenhum laticínio é uma dieta deficiente em cálcio.

A necessidade do organismo de cálcio é uma necessidade grande, você precisa ingerir um grama de cálcio por dia. Com leite é mais fácil. Cada copo de leite tem 250 miligramas, assim como um iogurte ou uma fatia de queijo.

Por fim, entendemos que não faz mal tomar leite todo dia, muito pelo contrário, é um dos alimentos mais ricos e acessíveis, sendo contra indicados apenas em caso de alergias.

Siga nossa página e fique por dentro de todos os procedimentos e benefícios do leite.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap