Saiba o que é o leite fermentado

Taquari - o que é o leite fermentado

O leite fermentado  é um alimento obtido através da fermentação do leite pasteurizado ou esterilizado por fermentos próprios, onde o produto final deve ter a ocorrência de microrganismos viáveis, ativos e abundantes. Na sua produção, ocorre uma diminuição do pH do leite envolvido e também sua coagulação.

Apesar de parecer complexo obter esse “alimento dos deuses”, há vários estudos sérios comprovando que os leites fermentados comercializados possuem quantidades adequadas de microrganismos que, para um produto ser considerado probiótico, devem chegar vivos ao intestino, promovendo benefícios à saúde.

O que são os probióticos?

A premissa desse grupo alimentar é equilibrar a população das bactérias que vivem em nosso intestino, para que elas trabalhem em prol do corpo humano. Os principais microrganismos considerados benéficos são os lactobacilos e as bifidobactérias.

Benefícios do leite fermentado

Se consumido diariamente, o leite fermentado pode auxiliar na recomposição e manutenção da microbiota, contribuindo para uma boa digestão, melhor aproveitamento de nutrientes e bom funcionamento do intestino. Por isso, é muito comum que ele apareça em dietas emagrecedoras, afinal um intestino em bom funcionamento ajuda, e muito, no processo de perda de peso.

Mas não adianta tomar leite fermentado só de vez em quando ou ainda todos os dias, se não houver outros esforços em prol da microbiota. É preciso garantir substratos, ou seja, alimento para essas bactérias continuarem predominando no intestino, mantendo a saúde do organismo.

E aí, entendeu o que é o leite fermentado?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap