Queijo Cazu Marzu com larvas aparente

Talvez este seja o queijo mais exótico do mundo e certamente você nunca ouviu falar dele. Bem, até pode ter ouvido falar em um queijo servido com vermes vivos dentro, mas torceu a cara, embrulhou o estômago e mudou de assunto. Estamos certos? Conheça mais sobre o queijo Cazu Marzu…

Bem, então preste atenção porque o Cazu Marzu é saborosíssimo e vale conhecer um pouquinho mais de sua história. Ele é produzido exclusivamente na ilha italiana da Sardenha e significa, literalmente, “queijo podre” em dialeto local. Já na Itália é conhecido como “queijo de larvas”, o que também não ajudará muito você a gostar do produto, não é mesmo?

No entanto, esse queijo de ovelhas somente estará tecnicamente podre se as larvas em seu interior morrerem. É isso mesmo. Elas são mantidas vivas e simplesmente “limpas” quando o Cazu Marzu é servido – um sinal de que o queijo permanece fresco e imune às outras bactérias que não aqueles bichinhos que você está vendo.

Eles são geração espontânea, não se assuste. Nascem do próprio queijo e não contém impurezas, muito embora pareçam minhocas asquerosas.

O importante é que o Cazu Marzu é uma iguaria fina, cara, com sabor peculiar  e que vale a pena ser experimentado. Esqueça-se das larvas e sirva-se à vontade – e depois nos conte.

Quer conhecer outras dessas  “iguarias” encontradas pelo mundo? Clique no link e saiba mais sobre queijos exóticos…

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap