Você sabe por que vegano não toma leite? Para alguns é simplesmente impossível pensar em ficar sem consumir leite e seus derivados, mas para os veganos isso é algo comum em suas vidas, diante à filosofia que escolheram seguir.

Acompanhe a leitura e entenda o porquê do vegano não tomar leite.

O que é o veganismo

 

O termo veganismo foi criado em 1944 por um grupo de “seis vegetarianos não lácteos”, convocados para uma reunião pelo inglês Donald Watson.

A palavra “vegan” vem a partir da combinação das três primeiras com as duas últimas letras da palavra “vegetarian”.

No mesmo ano foi criada a Vegan Society. Quando a associação tornou-se uma instituição de caridade, em 1979, o veganismo foi definido como “uma filosofia e modo de vida que procura preservar os animais para alimentação, promovendo o desenvolvimento e o uso de alternativas livres de animais em benefício dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente. Em termos alimentares, denota a prática de rejeitar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais”.

Diferenças entre vegetariano e vegano

 

A diferença entre o vegetariano e o vegano é que o primeiro, apesar de não se alimentar de carne, consome produtos de origem animal (ou composto por eles), como ovos e laticínios.

Além de não comer quaisquer produtos que tenham como origem básica os animais, o vegano é contra todo tipo de exploração, como em touradas, circos, jardins zoológicos, pesca, caça e outros.

Há alimentos que substituem o leite?


Trocar o leite pode ser um grande problema para pessoas que seguem o veganismo. Mesmo assim, apesar destes alimentos serem presentes em muitos momentos da rotina e em receitas tradicionais, nutricionistas e nutrólogos dizem que substituí-lo não é uma missão impossível; ainda que bem mais cara e trabalhosa, já que o leite é o alimento mais acessível a todas as classes sociais.

O leite serve como aglutinante, é rico em proteínas, dá espessura e umidade para receitas e sua gordura adiciona sabor ao paladar. Mas todas estas características podem, sim, ser encontradas em opções vegetais.

Substitutos veganos para o leite:


  • Leites vegetais (como de soja, arroz, coco etc.);
  • Gergelim;
  • Tahine;
  • Grão-de-bico;
  • Feijão branco;
  • Folhas verde-escuras;
  • Brócolis;
  • Repolho;

Na culinária o leite de vaca deve ser substituído por leites vegetais, como: leites de arroz, amêndoas, aveia, avelã, girassol e castanhas.

O leite de soja também é uma opção, já que é nutricionalmente mais semelhante ao leite de vaca e a opção mais barata.

E a saúde de quem não consome leite de origem animal?


O leite animal, como o da vaca, como falamos aqui diversas vezes, é um alimento rico em vitaminas e minerais, e a sua total exclusão da dieta pode gerar diversas defasagens e vitaminas no organismo.

Em termos nutricionais ligados ao cálcio, é aconselhado o consumo de suco verde, gergelim, tahine, folhas verde-escuras, brócolis, repolho, nozes e sementes para substituir o bom e velho copo de leite. Receitas com homus (pasta de grão-de-bico com tahine), feijão branco e soja são ótimas opções.

Grãos, cereais e leguminosas são também uma excelente opção para consumo de proteínas de origem vegetal, ajudando a suprir a falta de proteínas e gorduras do leite.

Conclusão


Como pôde ver, o vegano não toma leite (e produtos de origem animal) por razões morais, na maioria das vezes, e precisa reavaliar seu cardápio alimentar para compensar a falta de tantos nutrientes importantes para seu organismo.

O que você acha disso, conseguiria viver sem consumir leite e seus derivados?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap