Compartilhar o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Essa pergunta é bem interessante: Posso congelar leite de saquinho?

Você sabia que o leite de saquinho pode ser congelado por até 60 dias sem perder as suas propriedades nutricionais?

Congelar alimentos é uma ótima alternativa para mantermos a nossa alimentação saudável na correria do dia a dia. Além de ser prático, economizamos colocando os alimentos na geladeira, pois assim conseguimos preservar os principais nutrientes e, é claro, o sabor por bom espaço de tempo.

A maioria dos leites podem ser congelados, independentemente do tipo. No entanto, o leite deve ser transferido para um recipiente hermético e seguro para congeladores antes do congelamento. E não seria diferente com o leite de saquinho. Pois o processo de pasteurização do leite de saquinho é aquecido a 75°C e logo após, é resfriado a 3°C eliminando assim todos os micro-organismos que fazem mal a saúde humana, além de preservar os lactobacilos. O leite pasteurizado é leite fresco, por isso está sempre refrigerado.

VEJA AGORA DICAS DE COMO CONGELAR DE FORMA CORRETA

  1. Deixe sempre espaço para o leite expandir.

Quando o leite congela, acaba ocupando mais espaço do que na forma líquida. Se o recipiente estiver com leite até a borda, isso pode fazer com que transborde, fazendo muita bagunça (que piora se o recipiente for de vidro). Felizmente, isso é fácil de evitar — apenas retire mais ou menos uma xícara de leite do frasco para criar espaço na parte de cima dele, permitindo que o líquido se expanda.

Por outro lado, se você já bebeu uma ou duas xícaras do leite, pode pular este passo.

  1. Coloque datas no recipiente.

Assim que congelar o leite, a data de validade do frasco passa a não fazer diferença, a não ser que você descongele rapidamente. Por isso, é melhor etiquetar o frasco com a data do congelamento e o número de dias restantes para a validade.

  • Por exemplo, se é dia 9 de novembro e a data de validade é dia 14 de novembro, devemos etiquetar o frasco com o texto “Congelado: 09/11” — cinco dias para vencer assim vamos saber quanto tempo teremos para consumir o leite quando descongelado em um mês ou dois.
  1. Armazene por um ou dois meses.

 Esse é o período recomendado de armazenamento. Algumas fontes sugerem que se pode congelar o leite por até seis meses. O consenso geral parece ser de que o leite pode durar bastante tempo no freezer. Porém, ele pode acabar pegando o cheiro e o sabor das outras coisas guardadas no freezer se ficar tempo demais lá, tornando-se menos apetitoso.

  •  Note que laticínios, como creme de leite, normalmente possuem a mesma durabilidade do que o leite comum (ou um pouco menor) quando congelados — geralmente de um a dois meses, mais ou menos.
  1. Coloque o recipiente com o leite no freezer.

Você já está pronto para congelar o leite — basta colocar o seu recipiente etiquetado no freezer a uma temperatura abaixo de 0oC. Caso o frasco não caiba no freezer, divida o leite em vários recipientes menores. O leite deverá estar totalmente congelado em um dia, aproximadamente.

  • Quando o leite é congelado, o leite e a nata podem se separar. Não se preocupe — isso faz parte do processo de congelamento e é totalmente seguro.

Todo o leite deve ser descongelado na geladeira para minimizar o risco de crescimento bacteriano. Usando estas dicas, você pode ter certeza de que está congelando e descongelando seu leite com segurança.

Gostou de saber disso? Siga-nos para mais assuntos relacionados ao mundo dos laticínios.

Novidades

Facas para queijos

Esse assunto é sempre pedido pelos nossos seguidores… Mas faz todo sentindo, com o tanto de opções de queijo no mercado e, mais uma tanto de variações de faca, como saber qual a ideal?

Novidades

Pastelzinho assado com 3 queijos

Crianças em férias escolares têm energia de sobra para gastar. Separamos por aqui receitas bem legais que os pequenos podem fazer… A de hoje é: Pastelzinho assado com 3 queijos.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap