Você sabe qual a melhor forma de conservar o queijo que você compra no mercado? Acontece que muitos desavisados colocam o queijo na geladeira sem saber se ali é mesmo o lugar dele, e o mesmo acontece com queijos que deveriam ser mantidos fora dela.

Acontece que cada queijo tem uma forma de armazenamento, o que deve ser avaliado para melhorar sua conservação. Essas informações são essências para manter a durabilidade e o sabor do produto.

Após a retirada da embalagem, o produto já está sujeito à contaminação, o que poderá alterar seu sabor e textura.  O ideal é transferi-lo para um recipiente plástico com tampa, ou envolve-lo em algum filme plástico e sempre conferir o período de validade no rótulo.

Queijos de geladeira

Ricota, minas, frescal, cottage e mozzarella são queijos com bastante umidade e devem ser retirados da refrigeração perto do momento de consumo e retorná-los a geladeira o mais breve possível.

Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira é embrulhar seus pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque-o dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.

O gongozalla também deve ser conservado na geladeira antes de abrir. Após aberto, deve ser envolto em papel filme ou alumínio e retorna-lo á geladeira. Essa é uma das maneiras de manter esse tipo de queijo cremoso.

Queijos com temperaturas diversas

Queijo de mofo branco – brie, camembert, bleu de bresse, antes de abrir, até o prazo de validade, refrigerá-lo em temperatura recomendada pelo fabricante. Após o primeiro consumo, é recomendado envolve-lo no papel branco original, que protege e mantém intacta a crosta branca da superfície. É natural que o mofo branco se espalhe para a massa do queijo.

Provolone e parmesão devem ser mantidos em local fresco e arejado, porém, em dias de calor, pode ser mantido na geladeira. Isso também ajuda na conservação. Para guardar, basta envolver em papel filme.

Ficou alguma dúvida sobre qual a melhor forma de conservar o queijo? Deixe nos comentários.

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap