Você já se perguntou qual a origem do café com leite? Ele surge como a mistura de duas grandes paixões, café e… leite.

Quer saber mais sobre essa mistura e como tiveram essa ideia de misturar duas bebidas aparentemente tão diferentes? Siga com a leitura.

História e origem do café com leite


A mistura entre o café e o leite, em suas diversas variações, é uma das bebidas matinais mais consumidas do mundo.

O café com leite é uma bebida apreciada em muitos lugares do planeta.

Dados apontam que ela surgiu na Europa, quando o café entrou nesse continente e começou a fazer sucesso. Regiões leiteiras da Europa (Países Baixos) tiveram a ideia de misturar o café com o leite, para ter a energia do café somado à sustança que o leite dava.

Essa ideia não deu muito certo dentro da Europa, já que o leite não era produzido em todas as regiões para o consumo com o café. A reinvenção surgiu na Itália, com o surgimento do cappuccino.

Com o neocolonialismo, o café com leite se espalhou para a Ásia, Américas e Oceania, e teve como destaque o próprio cappuccino, mas com o tempo outras misturas surgiram, se tornando igualmente populares, como o mocha, o médio, o capuccino italiano e o pingado; bem conhecido aqui pros nosso lado.

Nas áreas rurais, onde o processo do cappuccino não podia ser feito, os colonos misturavam o leite integral das vacas com o café passado.

Isso se perpetuou nas cidades pequenas e com o tempo várias pessoas haviam se habituado com o café com leite, mais barato e fácil de fazer.

O que achou da origem do café com leite? É incrível ver como coisas tão simples pra gente têm uma origem tão distante, né?

Como você gosta do seu café com leite?

Rolar para cima
Rolar para cima