A origem do queijo é muito antiga.
Todo mundo come queijo, seja lá o tipo! Tem queijo na pizza, no sanduíche, na mesa do café da manhã, o queijo ralado na culinária, o pão de queijo. Mas você já se perguntou qual a origem do queijo?
Houve um tempo em que não havia queijo, acredite.
A criação do primeiro queijo
O queijo tem seis mil anos e, especula-se, foi descoberto por acidente.
Um mercador árabe transportava leite naqueles odres antigos que você já viu em filmes e imagens bíblicas e que eram feitos de couro e serviam para manter a temperatura das bebidas: vinhos, água, leite… Bem, só que o odre, ou pelo menos aquele odre, não estava preparado para o calor do deserto e o leite nele fermentou, azedou, passou por uma transformação que o deixou meio sólido e… comestível; e estranhamente nutritivo e saboroso (vá lá.. naquela situação, no meio do deserto, digamos que dava para o gasto).
Aquele leite coagulado havia se subdividido em soro e coalhada e se viu que aquela substância líquida, o soro, era diluível e facilmente separado do sólido, a coalhada.
Foi este o primeiro queijo conhecido na história da humanidade e a coalhada semissólida é até hoje um alimento bem típico da cozinha árabe.
Como isto foi obtido? Através da coagulação do leite, um processo que hoje é provocado pelos laticínios e pelos mestres queijeiros, das mais diversas formas, com sabores variados, todos deliciosos e direto para a sua mesa. Portanto, viva os árabes, o calor do deserto e as coincidências!é mu