Você não conhece o queijo coalho? Ele tem sabor levemente ácido e salgado e é perfeito em churrascos. Após grelhado ou aquecido, exala um aroma agradável e expõe o seu real sabor característico.

Quer saber mais ? Continue lendo…

Origem do queijo de coalho

Este queijo é de origem brasileira, mais especificamente do Nordeste, onde a tecnologia artesanal utiliza leite cru. Ele recebe esse nome pela coagulação ocorrer a partir de uma enzima encontrada no estômago de ruminantes.

Hoje em dia, o consumo do queijo coalho se espalhou por todo o país, tendo se tornado um aperitivo típico para acompanhar churrascos, pois o queijo de coalho tem como importante característica sua capacidade de manter a firmeza mesmo depois de grelhado ou assado, além de criar uma casca dourada e crocante.

Melhor forma de consumir o queijo de coalho

É um queijo usualmente consumido quente, servido em pedaços ou em palitos, assado em brasa ou mesmo frito. Quando submetido ao aquecimento, não derrete devido à baixa proteólise e desmineralização. Apresenta textura que range nos dentes ao se mastigar e um aspecto de tostado na superfície.

Como é um queijo sem maturação, ele pode ter de média a alta umidade, com uma massa que é semi-cozida ou cozida a um teor de gordura entre 35% e 60% dos sólidos totais. Você pode encontra-lo sendo vendido com o sabor natural ou temperado com condimentos e é normalmente comercializado após 10 dias da data de fabricação.

Importante lembrar que este queijo é destinado a ser preparado em chapas, grelhas e churrasqueiras e sua resistência tem total relação ao ponto de preparo.

Ficou interessado? Conheça o queijo de coalho Taquari, vendido nos melhores mercados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e logo logo no Brasil todo.

Rolar para cima
Rolar para cima