O queijo sueco Västerbottensost é conhecido como o “Imperador dos Queijos” em seu país. Mas , apesar de toda sua fama, ninguém consegue imitar seu sabor único!

O segredo do por que o queijo Västerbottensost só pode ser produzido em Burträsk foi considerado um dos mistérios mais intrigantes da Suécia.

As pessoas tentaram expandir a produção deste famoso queijo sueco em várias partes do país, mas sem sucesso,  o queijo resultante simplesmente não tinha o sabor do original, a mesma receita e protocolo de produção foram respeitados à risca, mas o queijo Västerbottensost feito em Burträsk sempre tinha um sabor melhor.

Particularidades do solo ou do clima de uma região influenciam o sabor ou a qualidade geral de certos alimentos ou bebidas, mas no caso de Västerbottensost, estamos falando de uma pequena vila ou, de acordo com algumas pessoas, de uma pequena fábrica de laticínios.

 Embora ninguém saiba exatamente por que o Västerbottensost não pode ser produzido em outro lugar, as teorias são abundantes, acreditam que o sabor único do queijo Västerbottensost é dado pelas prateleiras em aberto que são amadurecidas por 14 meses, ou pela flora única da fábrica de laticínios.

História

Segundo Inga, diz a lenda que o queijo foi criado em 1872 por engano. Uma das moças que fabricava queijos se distraiu de suas funções por causa de um namorado e acabou deixando o alimento passar do ponto, tendo que requentar os coalhos. O produto que sobrou foi deixado maturando até que alguém se deu conta que o sabor era muito melhor.

A receita ainda é segredo, mas a logística da fabricação não mudou muito ao longo dos anos. O leite vem de 20 a 30 fazendas locais, e é pasteurizado e coalhado. A consistência do queijo coalhado ainda é testada à mão. Os coalhos granulados que surgem depois que o soro é filtrado são embalados em um pedaço de linho, depois agitados à mão e embebidos em salmoura.

Västerbottensost é um queijo de maturação lenta, que requer pelo menos 14 meses nas prateleiras da fábrica de laticínios em Burträsk.Seu sabor complexo e textura cremosa o tornam muito popular na Suécia, mas como sempre é escasso (cerca de 4.000 toneladas são produzidas por ano), seu preço é aproximadamente o dobro de outros queijos envelhecidos.

Interessante não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog , e fique por dentro dessas curiosidades!

 

 

Rolar para cima