É claro que você sabe que o queijo é popular, antigo e utilizado em diversas espécies de pratos da gastronomia brasileira e mundial. Seus diversos tipos e espécies são bastante apreciados e costumam diferir conforme o clima, a altitude, a temperatura e os costumes.

Portanto, dá pra comer queijo puro, dá pra comê-lo com pão e manteiga e dá para ralar o queijo e colocar sobre a massa. Ah! Falamos de massa: então não se esqueça que o queijo é indispensável para a fabricação de Pizza, essa maravilha apreciada por nove entre cada dez terráqueos.

Se há diferenças regionais de tipos de queijos, também varia sua utilização na culinária, e aí fica fácil nos lembrarmos do queijo utilizado no Fondue, esse prato suíço próprio para climas frios e que se tornou famoso também no Brasil de umas décadas para cá. É a globalização alcançando a culinária mundial, amigo!

Mas afinal, quais são os melhores queijos para fazer um fondue?

Bem, tá certo, o Fondue de queijo é uma delícia.  E você sabe que o queijo irá ao fogo, então a primeira dica, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que o queijo não pode ser de consistência mole, de casca muito mole, porque aí derrete, despenca, e você não degusta.

Portanto, os queijos para Fondue tem que ser duros! Aí você tem uma lista enorme de excelentes queijos bastante recomendados para montar essa iguaria deliciosa proveniente da Suíça e hoje propagada no mundo todo. Pode ir de Ementhal (que também é suíço, é conterrâneo do Fondue), mas também pode preferir o Bel Paese, um queijo duro italiano fabricado especificamente para virar Fondue. O Cheddar ou o Chester, ambos durões também, viram Fondues deliciosos, assim como o Gouda e o Gruyére, também fabricados por aquelas bandas.

Viu só? A lista de excelentes queijos não para por aí. Há muitos, todos deliciosos. Portanto, quando entrar o frio, lembre-se destas dicas e aproveite um delicioso Fondue ao lado da pessoa amada.

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap