Imagem mostra processo de ordenha mecanica em algumas vacas

Quando a vaca está prenha, nada de leite. Depois que nasce o bezerro começa o seu período de lactação. Junto com o leite produzido a vaca também gera um hormônio chamado oxitocina, que vai estimular o úbere da vaca à liberação do leite. É claro que o bezerro é o primeiro a ser beneficiado com o leite da mãe, mas mesmo depois do desmame a ordenha manual ou mecânica consegue continuar a estimular a produção de leite do animal.

Outra curiosidade interessante é que o período de gestação da vaca é o mesmo da raça humana: nove meses.  Durante todo este período, a vaca estará produzindo leite, mas somente vai liberá-lo depois do parto do bezerro porque somente a partir daí vai liberar também a oxitocina. A contar de alguns meses de vida, o bezerro deve ser desmamado, e ainda depois disso a sua mamãe seguirá produzindo leite estimulada pela ordenha.

Os veterinários advertem que a estimulação à produção do leite deve cessar ao final da gestação da vaca, porque seu organismo deverá ser direcionado naturalmente à produção de nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento do bezerro prestes a nascer.

Então , respondendo a pergunta principal, a vaca só dá leite quando tem bezerro, mas se estimulada pelo processo de ordenha, seja ela manual ou mecânica, continuará produzindo leite.Já existem algumas técnicas que ajudam a aumentar esse período de produção, como citado na Revista Leite Integral, mas que devem ser bem analisadas diante a realidade do produtor rural.

Interessante, não é mesmo!? Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog, clicando aqui, e fique por dentro….

 

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap