Iniciar uma produção animal pode ser uma tarefa complicada sem o conhecimento de todas as necessidades a serem atendidas. Os animais precisam de alimentação, manejo e instalações corretas para que possam produzir bem, principalmente as vacas, que para produzir leite satisfatoriamente, precisam ser tratadas como verdadeiras rainhas.

Manejar vacas leiteiras não é tarefa fácil. Entretanto, uma vez observada às particularidades de cada fase do ciclo lactacional, fica mais fácil entender e superar as dificuldades de cada etapa.

Vamos saber mais sobre a alimentação das vacas leiteiras?

Alimentação das vacas leiteiras

Os nutrientes contidos na dieta das vacas são utilizados para o crescimento, reprodução e produção de leite.

O leite produzido por uma vaca leiteira é considerado como um subproduto de sua função reprodutiva e ambos são dependentes de uma dieta controlada. Manter uma alimentação adequada é de fundamental importância, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. Em um sistema de produção de leite a alimentação do rebanho tem um custo efetivo representativo, podendo representar até 70% do custo total da alimentação das vacas em lactação.

Vaca só dá leite quando tem bezerro? Saiba a resposta clicando aqui.

A vaca de leite é capaz de transformar alimentos não essenciais (forragens e forrageiras) em produtos de valor econômico. Entretanto, à medida que se busca maior produtividade por animal, os volumosos (pasto, silagem e feno) por si sós, não são suficientes para manter esta maior produtividade. Neste caso, além dos volumosos,  a alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados, minerais e algumas vitaminas.

Um sistema de alimentação eficaz é baseado nos requerimentos nutricionais (proteína, energia, minerais e vitaminas) para cada categoria animal do rebanho e na composição química dos alimentos utilizados.

Na prática, para realizar a combinação dos requerimentos nutricionais de cada categoria animal com a composição química dos alimentos usa-se dados de tabelas existentes. A combinação ideal para formular uma dieta adequada pode ser realizada de forma manual.

As vacas devem ser mantidas no pico de lactação pelo maior tempo possível. Nesta fase, o consumo de alimento estará perto do máximo e irá suprir a demanda por nutrientes. Nesta fase as vacas devem deixar de perder peso e manter ou ganhar pequenas quantidades diárias. Fornecer alimentos várias vezes ao dia, fornecer alimentos de alta qualidade, limitar a quantidade de ureia, talvez em 100 gramas por dia, minimizar as condições que causam estresse.

Ficou claro como funciona a alimentação de uma vaca leiteira?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap