Todo mundo sabe que o leite é um dos alimentos de maior importância para o desenvolvimento humano. Tanto é que está presente em nossa vida desde ao nascer, sendo introduzido o leite materno como principal fonte de nutrientes. Ao longo dos meses o leite é agregado ao cotidiano, sendo muito utilizado, não apenas como alimento em si, mas também em diversas receitas.
Com tamanha importância para nós seres humanos, o leite deve ter a maior qualidade possível, cumprindo assim todos os critérios do mercado. E essa qualidade requerida depende exclusivamente de como o animal que o produz é tratado…
Pensando nisso, hoje trouxemos 5 fatores que influenciam na qualidade do leite, confira a seguir:
1. Alimentação e nutrição animal
A alimentação das vacas leiteiras é o primeiro aspecto de cuidado quando falamos na produção de leite.
Esses animais precisam de uma dieta capaz de suprir suas necessidades de água, concentrados, volumosos, suplementos, vitamínicos e minerais. Com uma nutrição inadequada, o resultado é uma diminuição do desempenho reprodutivo.
2. Higiene da ordenha
A ordenha é a etapa mais importante da produção de leite. O processo exige pessoas treinadas e tranquilas, respeitando as etapas de desinfecção.
Da mesma forma, a higienização dos equipamentos de ordenha é tão importante quanto, devendo considerar os enxágues com as soluções adequadas e também a higiene pessoal de todas as pessoas encarregadas de retirar, manipular, armazenar e transportar o leite.
3. Qualidade da água
Outro ponto importante é que todo o processo de síntese, armazenamento e transporte do leite requer equipamentos limpos à base de água tratada.
A água utilizada deve considerar os aspectos físico-químicos ideais para utilização na produção de leite (pH, cloro e concentração de íons minerais).
Além disso, os animais devem consumir água potável e na quantidade necessária para sua hidratação diária.
4. Saúde e bem-estar animal
O bem-estar das vacas está diretamente ligado ao aumento da produtividade, à qualidade da produção e à segurança alimentar. Afinal, o desconforto e estresse trazem consequências diretas à saúde dos animais, como perda de apetite e baixa imunidade, tornando-os mais vulneráveis às doenças.
Para garantir o bem-estar das vacas, é preciso contar com instalações adequadas, limpas e bem ventiladas, de preferência com acesso ao pasto. Até porque algumas pesquisam indicam que o desconforto e estresse dos animais podem gerar uma perda de até 30% na produção de leite.
5. Temperatura de armazenamento e transporte
Resfriamentos do leite logo após a ordenha e a coleta são importantes medidas para garantir a qualidade microbiológica do leite.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a temperatura máxima de armazenamento do leite na propriedade rural deve ser de 4 ºC, e deverá atingir essa temperatura em até três horas após a ordenha.
Você gostou de conhecer os 5 fatores que influenciam na qualidade do leite ? Quer saber mais sobre a importância do bem – estar animal para a produção de leite? Siga-nos e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos laticínios..