Compartilhar o post

Todo mundo sabe que o leite é um dos alimentos de maior importância para o desenvolvimento humano. Tanto é que está presente em nossa vida desde ao nascer, sendo introduzido o leite materno como principal fonte de nutrientes. Ao longo dos meses o leite é agregado ao cotidiano, sendo muito utilizado, não apenas como alimento em si, mas também em diversas receitas.

Com tamanha importância para nós seres humanos, o leite deve ter a maior qualidade possível, cumprindo assim todos os critérios do mercado. E essa qualidade requerida depende exclusivamente de como o animal que o produz é tratado…

Pensando nisso, hoje trouxemos 5 fatores que influenciam na qualidade do leite, confira a seguir:

1. Alimentação e nutrição animal

A alimentação das vacas leiteiras é o primeiro aspecto de cuidado quando falamos na produção de leite.

Esses animais precisam de uma dieta capaz de suprir suas necessidades de água, concentrados, volumosos, suplementos, vitamínicos e minerais. Com uma nutrição inadequada, o resultado é uma diminuição do desempenho reprodutivo.

2. Higiene da ordenha

A ordenha é a etapa mais importante da produção de leite. O processo exige pessoas treinadas e tranquilas, respeitando as etapas de desinfecção. 

Da mesma forma, a higienização dos equipamentos de ordenha é tão importante quanto, devendo considerar os enxágues com as soluções adequadas e também a higiene pessoal de todas as pessoas encarregadas de retirar, manipular, armazenar e transportar o leite.

3. Qualidade da água

Outro ponto importante é que todo o processo de síntese, armazenamento e transporte do leite requer equipamentos limpos à base de água tratada.

A água utilizada deve considerar os aspectos físico-químicos ideais para utilização na produção de leite (pH, cloro e concentração de íons minerais). 

Além disso, os animais devem consumir água potável e na quantidade necessária para sua hidratação diária. 

4. Saúde e bem-estar animal

O bem-estar das vacas está diretamente ligado ao aumento da produtividade, à qualidade da produção e à segurança alimentar. Afinal, o desconforto e estresse trazem consequências diretas à saúde dos animais, como perda de apetite e baixa imunidade, tornando-os mais vulneráveis às doenças.

Para garantir o bem-estar das vacas, é preciso contar com instalações adequadas, limpas e bem ventiladas, de preferência com acesso ao pasto. Até porque algumas pesquisam indicam que o desconforto e estresse dos animais podem gerar uma perda de até 30% na produção de leite.

5. Temperatura de armazenamento e transporte

Resfriamentos do leite logo após a ordenha e a coleta são importantes medidas para garantir a qualidade microbiológica do leite.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a temperatura máxima de armazenamento do leite na propriedade rural deve ser de 4 ºC, e deverá atingir essa temperatura em até três horas após a ordenha.

Você gostou de conhecer os 5 fatores que influenciam na qualidade do leite ? Quer saber mais sobre a importância do bem – estar animal para a produção de leite? Siga-nos e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos laticínios..

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima