Compartilhar o post

O fondue tem origem na Suíça e foi ficando cada vez mais elaborado. E da mesa dos camponeses suíços acabou ganhando os ambientes mais finos. Mais você sabe o que vem por detrás dessa delicia? Continue lendo e descubra a história do fondue.

História

A história do fondue, vem da luta contra a fome. No inverno era rigoroso e as batalhas não cessavam, e os camponeses, que moravam nas regiões montanhosas da Suíça, não tinham como descer para buscar mantimentos nas cidades. O jeito, então, era reaproveitar do resto que sobrava, e o que sobrava era queijo, já que a maioria dos camponeses vivia de produzir leite. Com as misturas dos queijos a ideia era produzir uma sopa, um alimento nutritivo e quente, que desse conta de espantar um pouco do frio. Os queijos ficavam no fogo até derreter, mas sua consistência era mais cremosa. Aí entra o pão, que os camponeses mergulhavam no creme, enquanto ele ainda borbulhava.

A Segunda Guerra Mundial terminou em meados de setembro de 1945, mas o fondue só se tornou realmente famoso na década de 1950, pelas mãos do chef Conrad Egli, que começou a servir em seu restaurante… em Nova York.

E, com a aceitação do público, a iguaria acabou ganhando, ainda nessa época, novas versões de sobremesa: o fondue de chocolate, hummmm que delicia né.

Ainda hoje quando degustamos esse prato tão refinado, pouco sabe sobre sua história. Em francês, fondue significa “derretido”, e pela Europa é tratado como substantivo feminino – o certo seria falarmos “a fondue”, e não “o fondue”.

Nos últimos anos  a receita se adaptou e, hoje, não fica só no “queijo derretido e pão”.

Aliás, hoje podemos variar até mesmo no queijo, ainda mais usando os queijos Taquari. E os acompanhamentos podem ser pão, carne, torradas, biscoitos. A versão de chocolate fica uma delícia com frutas e castanhas.

Agora que você já conhece a história do fondue, essa é mais uma para contar nas noites de fondue, inverno afora…

Novidades

PAVÊ DE MORANGO

Se você está sem ideia para a sobremesa, que tal preparar esse delicioso pavê de morango? Além de um visual apetitoso, ele tem um sabor incrível!

Rolar para cima
Rolar para cima