Compartilhar o post

A agricultura familiar é a principal produtora dos alimentos que vai para mesa dos brasileiros. Diferente da monocultura, esse tipo de manejo produz alimentos variados, com respeito ao solo e ao ecossistema, e é feito por pessoas que tem a terra como sua principal fonte de sustento.

Vamos entender um pouco mais sobre a agricultura familiar, para conversamos depois sobre sua importância na indústria leiteira.

O que é agricultura familiar?

Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país.

Não se pode generalizar, mas, na maioria dos casos, os produtores familiares não utilizam uma grande quantidade de agrotóxicos, fato que associa, muitas vezes, a agricultura familiar à agricultura orgânica.

Qual a importância da agricultura familiar para indústria leiteira

A agricultura familiar desenvolve-se na atividade leiteira, principalmente nas pequenas propriedades , as quais tem importante participação na composição da renda gerada no mesmo, especialmente se levar em conta que os pequenos produtores representam boa parte das propriedades agrícolas, dando destaque para as propriedades que apresentam até 80 hectares de terra.

As atividades leiteiras têm fundamental importância para a sustentabilidade das propriedades familiares, uma vez que proporciona a esses agricultores uma remuneração mensal, auxilia nos gastos com a manutenção familiar e permite a melhoria da segurança alimentar, por meio da produção de alimentos para a subsistência utilizando o leite e seus derivados na alimentação diária.

A produção de leite na composição da renda familiar dos agricultores, em sua grande maioria, é devido ,principalmente, à aspectos geográficos favoráveis e as condições climáticas existentes.

Gostou de saber disso? Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue seguindo nosso blog.

Novidades

PAVÊ DE MORANGO

Se você está sem ideia para a sobremesa, que tal preparar esse delicioso pavê de morango? Além de um visual apetitoso, ele tem um sabor incrível!

Rolar para cima
Rolar para cima