Compartilhar o post

A Brusquetta Italiana é um petisco muito consumido pelo mundo. Com um sabor suave e delicioso, ela saiu dos restaurantes para virar a queridinha dos bares brasileiros, que passaram a incorporar esse prato ao cardápio.

A bruschetta é servido como aperitivo ou entrada e começou como uma maneira de reaproveitar as sobras dos pães que os trabalhadores comiam em seu intervalo de descanso. Ela é composta por alguns ingredientes principais: tomate, pão e alho, mas hoje existem várias variações desta delícia!

Se você deseja saber a origem da bruschetta, como prepará-la e as principais curiosidades sobre esse prato italiano, continue lendo. Boa leitura!

Qual a origem da bruschetta?

A bruschetta originalmente vem da Itália e era composta apenas de pão e azeite, para aproveitar as sobras do dia anterior. Os responsáveis por essa delícia são os trabalhadores rurais, que cobriam o pão velho com azeite, com o objetivo de proporcionar um sabor melhor.

Com o passar do tempo, essa torradinha de azeite e pão passou a ser usado para a degustação de diferentes azeites, demonstrando os aspectos e as qualidades de cada um.

Dessa maneira, a preparação matava a fome dos fazendeiros italianos no campo. Entretanto, a receita se tornou uma iguaria e passou a ser consumida pela alta sociedade.

A receita funcionou bastante e está presente até hoje, se popularizando em vários países com influência italiana, cada vez mais é possível encontrar versões mais sofisticadas e aprimoradas.

A bruschetta pode ser preparada com vários tipos de pães. Na Itália o pão utilizado para preparar uma deliciosa bruschetta é o sourdough, que é feito com fermento natural, além de ser com casca grossa e crocante, proporcionando uma maior durabilidade. No Brasil, esse pão é conhecido como pão italiano. No entanto, outros tipos de pães também podem ser usados para fazer o petisco, fato que também se repete em alguns locais da Itália. Portanto, a bruschetta pode ter um sabor mais forte em algumas regiões e, principalmente, com uma textura diferente.

Como preparar a bruschetta?

Hoje a bruschetta clássica de tomate pode ser feita de várias formas, mas a receita que faz com que ela se torne deliciosa inclui manjericão e alho. Confira, a seguir, como prepará-la.

Ingredientes

  • 1 pão italiano pequeno (ou o pão que preferir);
  • 1 tomate;
  • 50 gramas de queijo mussarela Taquari;
  • 50 gramas de queijo provolone Taquari
  • 1 dente alho;
  • A gosto azeite de oliva;
  • A gosto manjericão seco;
  • A gosto sal e pimenta do reino;
  • 1 colher de sopa manteiga.

Modo de preparo:

  1. Pique o alho em pedaços bem pequenos, e deixe dentro do azeite por aproximadamente uma hora. Depois, corte o pão em fatias de 1 a 2 cm;
  2. Pincele as fatias de pão com azeite, e leve ao forno para esquentar;
  3. Enquanto isso, pique os tomates sem pele e tempere com mais azeite, sal e pimenta. Se preferir, leve ao forno por alguns minutos para amolecer;
  4. Remova o pão do forno e com o auxílio de uma colher, coloque os tomates picados em cima do pão, os queijos Taquari;
  5. Pique o manjericão e coloque em cima;
  6. Regue-a com azeite e sirva em seguida.

Viu como é simples??

Aproveite que o fim de semana está chegando e já coloque em prática essa deliciosa receita!

Gostou da receita de Brusquetta Italiana? Siga-nos para mais receitas desse vasto mundo culinários e de laticínios….

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima