Compartilhar o post

Vocês sabem Como as queijarias defumam os queijos? Então continue lendo e descubra o processo de defumação dos queijos…

Queijos defumados são muito apreciados e valorizados pelos paladares mais refinados, no entanto, o processo de defumação exige alguns cuidados para que a sua essência seja mantida, e não apenas o sabor acentuado da fumaça. Um dos principais cuidados que se deve ter é com a temperatura, pois ao ultrapassar o limite, a peça poderá derreter ou ficar completamente deformada. Uma boa defumação será obtida com temperaturas por volta de 50°C, podendo variar de acordo com o tipo de queijo. Além da temperatura, o tipo de madeira utilizado e o tempo de exposição à fumaça também serão decisivos no resultado final.

Os queijos defumados são aqueles que passam por processos que trazem ainda mais sabores, texturas, aromas e cores especiais. O mais conhecido deste tipo é o Queijo Provolone, que recebe o método da defumação, garantindo uma tonalidade amarela mais escura, sendo levemente mais temperado e lácteo.

A defumação consiste em um dos mais antigos métodos para a conservação de alimentos. O processo resulta na alteração do sabor, aroma e cor, a partir da exposição à fumaça de forma precisa, capaz de desencadear os processos químicos e físicos adequados.

Os queijos são posicionados em câmaras de defumação com a ajuda de ganchos. Neste local fechado, há uma fumaça intensa, garantindo um ambiente de no máximo 50ºC, ideal para que a umidade do queijo seja perdida e para a formação de sua tonalidade amarela mais escura.

Você já conhecia Como as queijarias defumam os queijos? Nos conte nos comentários…

Nos siga para mais assuntos relacionados ao mundo dos laticínios

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima