Compartilhar o post

Os produtores de leite trabalham em estreita colaboração com os seus funcionários e uma rede de especialistas para garantir que as suas vacas permaneçam saudáveis ​​e confortáveis. E no post de hoje iramos falar de como manter as vacas felizes e saudáveis, boa leitura…

É de  suma importância fornecer uma alimentação adequada e boas condições de abrigo e bons cuidados médicos. Embora as melhores práticas possam variar de fazenda para fazenda, uma filosofia permanece verdadeira: as vacas vêm em primeiro lugar nas fazendas leiteiras. Afinal, os cuidados com a qualidade de vida das vacas repercutem tanto na quantidade quanto na qualidade do leite por elas produzido.

Neste artigo, vamos explicar quais são os cuidados adotados pelos pequenos produtores de leite para garantir que as suas vacas se mantenham felizes e saudáveis:

A importância de manter as vacas felizes 

Vacas felizes produzem leite em maior quantidade e melhor qualidade. Por isso, os produtores fazem de tudo para garantir que as necessidades básicas dos seus animais sejam supridas, em todos os momentos do dia.

As necessidades básicas para todas as vacas são: alimentação, água, luz, ar, descanso, espaço e saúde. As vacas precisam ter espaço suficiente para comer, beber, caminhar, socializar, descansar e até mesmo se coçar. Cada vaca deve ter acesso fácil a alimento de qualidade, durante as 24 horas do dia.

Um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) provou que a serotonina, um hormônio associado a sentimentos de felicidade, aumenta os níveis de cálcio no sangue e no leite de vacas leiteiras. A pesquisa demonstrou que as infusões diárias com uma substância química comumente associada a sentimentos de felicidade aumentam os níveis de cálcio no sangue das vacas. Os resultados, publicados no Journal of Endocrinology, comprovam que manter os animais saudáveis e felizes é fundamental para produzir leite de qualidade.

Os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir sensações e sentimentos como medo e felicidade. Isso significa que as suas emoções têm importância para eles e também grande influência sobre os seres humanos, porque mudam a forma como estes tratam os animais.

No início do século XX, a utilização do gado para produção aumentou em associação com a expansão das necessidades humanas e deu-se o início da era de sistemas de alta densidade de lotação. As necessidades atribuídas aos animais formaram um conceito básico do que é necessário para manter o seu bem-estar: 

  • Estar livre de fome e sede com acesso a água e alimento adequados para manter sua saúde e vigor;
  • Estar livre de desconforto ambiente, com condições de abrigo e descanso adequados;
  • Estar livre de dor, doença e injuria pela prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado;
  • Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais, proporcionada por espaço suficiente, instalações e a companhia de animais da espécie;
  • Estar livre de medo e de estresse, com condições e meios que evitem o sofrimento mental.

Vantagens da alimentação natural 

A qualidade do que a vaca come determina a sua saúde e influencia também na composição nutricional do leite. Assim como acontece com os humanos, a qualidade do que as vacas comem determina a qualidade de vida delas.  

Alimento de qualidade significa que deve ter sabor bom, valores nutricionais corretos e não estar mofado ou aquecido. Mas também é importante que as vacas tenham acesso ao pasto e a um alimento natural.

No pasto, as vacas se alimentam de capim, feno e outros vegetais volumosos com suplementos concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Outra vantagem dessa alimentação natural é que ela contém menos substâncias causadoras de inflamações em seres humanos.

Quando as vacas consomem pasto, são sintetizados altos níveis de ácido linoléico conjugado (CLA) dentro dos animais. Estudos apontam que o consumo de CLA produz aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras e tem um papel importante no crescimento muscular. O CLA também inibe o mecanismo que leva o corpo dos animais a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia.

Além disso, vacas criadas soltas e na companhia de suas crias são mais felizes e saudáveis. Esse aspecto é essencial para termos um alimento energeticamente equilibrado.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os cuidados necessários para assegurar o bem-estar das vacas na produção de leite? Confira aqui!

Continue nos seguindo, para ficar por dentro dos assuntos do mundo dos laticínios.

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima