Compartilhar o post

A fabricação do nosso amado queijo precisa de muito trabalho e técnica. A mágica acontece sem precisar adicionar nada ao leite, o queijo é produzido a partir da coagulação do leite dele mesmo. E o mesmo leite pode fazer uma infinidade de tipos de queijo. Mas não é algo tão simples assim, não é mesmo? Siga com a leitura e entenda como o leite vira queijo…

Como o leite vira queijo

Listamos aqui as etapas de fabricação do queijo para conhecer mais sobre esse processo.

Seleção do leite Essa primeira etapa consistente em receber o leite que posteriormente será analisado, medido e coado. Também pode ser desnatado, na mesma plataforma, que é o processo da eliminação da gordura.

Bombeamento do leite Após a seleção do leite ser realizada, ele será destinado para o interior da plataforma.

Pasteurização. Após o bombeamento o leite, deverá ser aquecido até 65º, dentro de um tanque de parede dupla, depois ele ficará esfriando durante 15 minutos.

Resfriamento: Depois de atingir a temperatura e tempo de pasteurização, o leite vai ser resfriado no mesmo tanque, através de circulação da água na camisa do tanque, até que a temperatura atinge entre 34 a 36º, temperatura para coagular o leite.

Fabricação do queijo Após o processo anterior, será adicionado ingredientes ao leite, dependendo do processo e técnica de cada um, e dependendo do queijo é nessa etapa que se salga.

Depois o ponto o queijo pode ser salgado, caso ainda não tenha sido, pré-prensado, enfornado e prensado, nessa ordem.

Secagem: Após salgado e prensado, ele deve ser secado, embalado, e armazenado para resfriamento.

Maturação: Alguns queijos precisam ser maturados, para definir as características finais deles.É importante que essa etapa seja feita na própria embalagem, na câmara frigorífica ou freezer refrigerador.

Armazenagem: Os queijos tanto maturados quanto frescos, devem estar devidamente embalados e identificados para sua armazenagem na temperada de 5ºC.

Agora sempre que for consumir nossos queijos, lembra-se que os queijos Taquari são produzidos com todo carinho e cuidado durante todo o processo de transformação, para chegar para você sempre saboroso e com qualidade absoluta,

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima