Compartilhar o post

Praticamente todo mundo busca qualidade de vida e mais saúde,numa sociedade com excesso de fast food, muitas “fake news” sobre comida acabam surgindo…. Acompanhe a leitura e descubra mitos e verdades sobre os consumos dos laticínios.

Mitos e verdades

Nunca existiu uma confirmação exata sobre as fake news que sugiram referente aos alimentos lácteos, contudo, se utilizado na medida correta, são excelentes aliados para a criação de uma rotina mais saudável e nutritiva, pois a maioria é fonte de proteína, além dos microrganismos neles classificados como cálcio, fósforo, vitamina A e vitamina B2.

Confira agora alguns mitos e verdades sobre alimentos derivados do leite:

Verdade: os laticínios podem causar alergias e/ou intolerâncias alimentares

A alergia à proteína do leite (como a caseína) é uma condição bem comum, principalmente em crianças, e a intolerância à lactose também é corriqueira nos dias de hoje, atingindo mais os adultos. A intolerância acontece quando o corpo tem alguma deficiência na produção ou ação da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose (açúcar do leite) em partes menores (glicose e galactose) para, então, serem absorvidas pelo organismo.

Mito: quem tem intolerância à lactose não pode consumir lácteos

É um mito, pois é possível consumir laticínios “sem lactose”, com a enzima lactase adicionada ao produto. Dessa maneira, esse açúcar do leite já vai estar pré-digerido. Ainda existe a possibilidade de consumir laticínios convencionais e suplementar à parte a enzima.

Verdade: os laticínios são inflamatórios

Caso tenha uma das condições acima (alergia ou intolerância) e continua consumindo os laticínios, de fato, a probabilidade de ter processos inflamatórios é muito alta. Mas caso não tenha essas condições e consuma boas fontes de lácteos, a chance de adquirir inflamações por causa desses alimentos não é relevante.

Mito: laticínios proteicos que possuem whey protein só podem ser consumidos por quem pratica exercício físico

Qualquer pessoa que precisa aumentar o consumo proteico (do dia ou apenas da refeição) pode consumir iogurtes e shakes proteicos, pois a proteína é um nutriente fundamental para o organismo.

O que você achou desse artigo? Siga-nos para mais assuntos relacionados a saúde e bem-estar…

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima