Compartilhar o post

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) é o selo de inspeção de alimentos de origem animal, como leite, ovos, queijos, carne, mel entre outros produtos inspecionados e fiscalizados pelo serviço. Esse selo existe há mais de 100 anos garantindo que produtos nacionais sejam disponibilizados com qualidade para todos os consumidores do Brasil e também do mundo.Siga com a leitura e entenda melhor o que é SIF e qual sua importância na indústria de laticínios.

O que é o SIF?

O SIF é uma pasta do Ministério da Agricultura e Pecuária, criado em 1915. O serviço faz parte do Departamento de Inspeção de produtos de origem Animal (Dipoa), sendo ele responsável por fiscalizar esse tipo de mercadoria. O SIF, trabalha diretamente em indústrias, avaliando e inspecionando os animas de abate, carne, leite, ovos, produtos de abelhas, pescados e todos os derivados dos mesmos.

A função, de acordo com o site do Ministério, é ser “responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados”. Ou seja, ele garante que o produto está em condições de ser consumido, justamente por garantir a inspeção.

A garantia do selo exige várias medidas para assegurar a qualidade desses produtos. Com o método exigido pelo serviço, é possível que elimine vários riscos de contaminação, e consequentemente, doenças e infecções para os consumidores.

Conseguindo o selo, as empresas estará se responsabilizando e cumprindo exigências necessárias para a indústria, e promovendo algumas necessidades, entre elas:

Padronização

É preciso manter rigorosos padrões de qualidade, para que os produtos continuem a receber o selo de inspeção.

Esses padrões são determinados pelo governo com base nas pesquisas e diretrizes da saúde, e são constantemente atualizados pela prevenção a novos vírus e bactérias.

Ou seja, quando comprar um produto com o selo SIF, você garante um produto com padrão sem oscilação entre lotes.

Manutenção da qualidade

Como já dito acima, o selo SIF garante a padronização de toda a produção, isso faz com que a qualidade se mantenha e não crie problemas.

Além disso, ao optar por consumir produtos com esse selo, o público estará dando preferência por produto com qualidade mais elevada, já que a concessão do selo é determinada e monitora pelo próprio governo.

Segurança alimentar

Manter a padronização e a manutenção da qualidade tem como o maior objetivo a segurança alimentar, ou seja, evitar a contaminação e proliferação de vírus e bactérias que podem causar inúmeras doenças. Dessa forma, reduz o risco de algumas das doenças cuja transmissão se dá por alimentos de origem animal.

Ao obter o SIF, o produtor garante o direito de comercializar o produto em todo o país, demonstrando que se preocupa com a saúde de seu consumidor, além de se esforçar para manter padrões de qualidades exigidos.

O selo também é exigido para que os produtores consigam exportar suas mercadorias de origem animal, para mais de 180 países atualmente. É o selo que garante a boa procedência das produções para todo o mundo.

Como obter o selo SIF?

O pedido de selo SIF, deve ser feito diretamente ao Dipoa. Após isso é realizado um processo para a concessão do selo SIF, com o produto passando por diversas etapas de fiscalização e inspeção.

É preciso passar diversas informações sobre como funciona a produção, com o objetivo de garantir que legislações nacionais e internacionais estejam vigentes, e também que as certificações sanitária e tecnológica estão sendo garantidas, entre outras documentações legais e documentações do projeto.

Essas informações compreendem variadas questões, como abate, produção, comercialização, matéria prima, rótulos analisados, certificados entre outras necessários.

A Taquari segue todos as criteriosas exigências e todos os seus produtos tem selo SIF!

No site do Ministério de Agricultura e Pecuária, você encontrar mais detalhes sobre todas as exigências requeridas a cada tipo de produção, assim como quais produtores podem ou não receber o selo.

Gostou desse texto? Entendeu o que é SIF e qual sua importância na indústria de laticínios? Continue seguindo nosso blog

Novidades

Receita de Curau de Milho

Junho acabou, mais ainda dá tempo de trazer aqui uma das receitas mais amadas das festas juninas para deixar sua mesa saborosa o ano inteiro… Aprenda

Rolar para cima