Compartilhar o post

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) é o selo de inspeção de alimentos de origem animal, como leite, ovos, queijos, carne, mel entre outros produtos inspecionados e fiscalizados pelo serviço. Esse selo existe há mais de 100 anos garantindo que produtos nacionais sejam disponibilizados com qualidade para todos os consumidores do Brasil e também do mundo.Siga com a leitura e entenda melhor o que é SIF e qual sua importância na indústria de laticínios.

O que é o SIF?

O SIF é uma pasta do Ministério da Agricultura e Pecuária, criado em 1915. O serviço faz parte do Departamento de Inspeção de produtos de origem Animal (Dipoa), sendo ele responsável por fiscalizar esse tipo de mercadoria. O SIF, trabalha diretamente em indústrias, avaliando e inspecionando os animas de abate, carne, leite, ovos, produtos de abelhas, pescados e todos os derivados dos mesmos.

A função, de acordo com o site do Ministério, é ser “responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados”. Ou seja, ele garante que o produto está em condições de ser consumido, justamente por garantir a inspeção.

A garantia do selo exige várias medidas para assegurar a qualidade desses produtos. Com o método exigido pelo serviço, é possível que elimine vários riscos de contaminação, e consequentemente, doenças e infecções para os consumidores.

Conseguindo o selo, as empresas estará se responsabilizando e cumprindo exigências necessárias para a indústria, e promovendo algumas necessidades, entre elas:

Padronização

É preciso manter rigorosos padrões de qualidade, para que os produtos continuem a receber o selo de inspeção.

Esses padrões são determinados pelo governo com base nas pesquisas e diretrizes da saúde, e são constantemente atualizados pela prevenção a novos vírus e bactérias.

Ou seja, quando comprar um produto com o selo SIF, você garante um produto com padrão sem oscilação entre lotes.

Manutenção da qualidade

Como já dito acima, o selo SIF garante a padronização de toda a produção, isso faz com que a qualidade se mantenha e não crie problemas.

Além disso, ao optar por consumir produtos com esse selo, o público estará dando preferência por produto com qualidade mais elevada, já que a concessão do selo é determinada e monitora pelo próprio governo.

Segurança alimentar

Manter a padronização e a manutenção da qualidade tem como o maior objetivo a segurança alimentar, ou seja, evitar a contaminação e proliferação de vírus e bactérias que podem causar inúmeras doenças. Dessa forma, reduz o risco de algumas das doenças cuja transmissão se dá por alimentos de origem animal.

Ao obter o SIF, o produtor garante o direito de comercializar o produto em todo o país, demonstrando que se preocupa com a saúde de seu consumidor, além de se esforçar para manter padrões de qualidades exigidos.

O selo também é exigido para que os produtores consigam exportar suas mercadorias de origem animal, para mais de 180 países atualmente. É o selo que garante a boa procedência das produções para todo o mundo.

Como obter o selo SIF?

O pedido de selo SIF, deve ser feito diretamente ao Dipoa. Após isso é realizado um processo para a concessão do selo SIF, com o produto passando por diversas etapas de fiscalização e inspeção.

É preciso passar diversas informações sobre como funciona a produção, com o objetivo de garantir que legislações nacionais e internacionais estejam vigentes, e também que as certificações sanitária e tecnológica estão sendo garantidas, entre outras documentações legais e documentações do projeto.

Essas informações compreendem variadas questões, como abate, produção, comercialização, matéria prima, rótulos analisados, certificados entre outras necessários.

A Taquari segue todos as criteriosas exigências e todos os seus produtos tem selo SIF!

No site do Ministério de Agricultura e Pecuária, você encontrar mais detalhes sobre todas as exigências requeridas a cada tipo de produção, assim como quais produtores podem ou não receber o selo.

Gostou desse texto? Entendeu o que é SIF e qual sua importância na indústria de laticínios? Continue seguindo nosso blog

Novidades

PAVÊ DE MORANGO

Se você está sem ideia para a sobremesa, que tal preparar esse delicioso pavê de morango? Além de um visual apetitoso, ele tem um sabor incrível!

Rolar para cima
Rolar para cima