Compartilhar o post

O queijo mussarela é, sem dúvidas, o queijo mais consumido no mundo inteiro. Por ser versátil e prático, combinando muito bem com os mais diversos tipos de acompanhamento.

O queijo mussarela apresenta uma coloração clara e pálida, consistência firme e pode ser moldado de diversos formatos diferentes.

O interessante é que o queijo mussarela não passa pelo processo de maturação, sendo consumido em sua forma fresca.

Vamos descobrir mais um pouquinho sobre esse queijo famosíssimo! Acompanhe:

A origem do Queijo Mussarela

O queijo mozzarella foi originalmente criado na Itália, na receita original, a matéria prima utilizada para a produção era o leite de búfala encontrado no sul da Itália. E segundo contam, assim como as melhores receitas, esse tipo de queijo também foi criado por acaso, de forma acidental.

A lenda contada das gerações diz que numa fábrica de queijos na Itália, uma coalhada de queijo caiu em um balde com água quente, resultando em uma massa filada.

Foi somente mais tarde, por volta dos anos 1860 e 1890, que imigrantes italianos trouxeram essa receita para o Brasil. A receita originalmente feita com leite de búfala se espalhou de forma veloz, e foi adaptada para as condições do país.

E foi assim que o leite de búfala foi trocado pelo leite de vaca, que é muito mais abundante e fácil de encontrar no Brasil.

Além disso, a nova receita ganhou adição de um corante natural chamado urucum, o mesmo utilizado na produção do autêntico queijo cheddar.

Como degustar o Queijo Mussarela?

 

O queijo mussarela é extremamente prático e versátil. Vai  praticamente em todo tipo de receita, exceto em alguns preparos que envolvam ensopados e frutos do mar.

É um tipo de queijo que derrete e estica facilmente, mas não costuma ser bem dissolvido. Por isso, é ideal para o preparo de receitas em que ele possa aparecer.

Como já é de conhecimento geral, o queijo mussarela cai super bem em recheios de massas como pizzas, sanduíches e macarrão.

É uma opção mais em conta para ser usado em receitas gratinadas ao forno, principalmente quando ralado e salpicado por cima do prato. Pode ser usado também no preparo de molhos brancos, por exemplo.

Benefícios da mussarela

A mussarela contribui para ossos mais fortes. Ela contém alta quantidade de cálcio, mineral importante para a saúde dos dentes e dos ossos.

É responsável por proteger os músculos cardíacos e reduzir o risco de câncer de cólon, podendo também contribuir para a perda de peso.

É fonte de fósforo, nutriente importante que auxilia o corpo humano na absorção do cálcio presente nos alimentos ingeridos.

Também é fundamental para uma boa digestão e para o bom funcionamento dos rins.

Ele ajuda a minimizar a fadiga dos músculos, facilitando também o funcionamento do cérebro.

É um alimento fonte de zinco. 

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os diversos assuntos relacionados ao mundo dos laticínios? Siga nossa página e fica por dentro de tudo que acontece…

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima