Compartilhar o post

Que o queijo é um alimento antigo nós já sabemos, mas quando foi feito o primeiro queijo do mundo, isso a maioria não sabe, quer dizer, pelo menos não tem certeza…

Se você faz parte do primeiro time que não sabe, essa matéria foi feita exatamente para você, continue lendo… A história é mesmo surpreendente , num mero acaso foi criado um dos alimentos mais versáteis e saborosos do mundo. Ainda bem né?

História

Sabemos que o queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é misteriosa. Uma das versões de como foi inventado, é a historia de que foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, sobre o sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede.

Depois de um dia inteiro de galopes, o árabe, com sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.

A transformação se deu em razão do calor do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, uma bolsa feita de estômago de carneiro que ainda continha o coalho, substância que coagula o leite. 

O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio, é feito através da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de um dos estômagos dos bovinos.

Interessante não é mesmo? Você já tinha ouvido falar sobre quando foi feito o primeiro queijo  do mundo? Conte pra gente nos comentários

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima