Compartilhar o post

Dificilmente vamos encontrar alguém que não goste de queijo. Afinal, é um alimento que faz sucesso nos cardápios dos mais variados países, não é mesmo. No Brasil, o queijo branco e o amarelo são bastante acessível, não somente pelo preço, mas por estarem presentes em receitas populares como o pão de queijo, e por aí vai…

Mas será que existe alguma diferença entre eles? É possível afirmar que um é mais saudável que o outro? É isso que vamos descobrir, continue lendo!

Como é o processo de fabricação?

Embora seja quase a mesma coisa, o queijo amarelo é considerado um vilão por muitas pessoas. O que acontece é que ele contém mais  teor de gordura que o queijo branco, característica adquirida durante o processo de fabricação. Essas diferenças podem ser causadas por alguns fatores, como o estilo de fabricação, as proporções de culturas de queijo e os temperos usados.

O queijo branco, por outro lado, tem menos gordura porque o processo pelo qual é fabricado faz com que sua textura fique mais seca e, em alguns casos, até se desintegre com mais facilidade. Também é devido à sua manufatura, que deixa essa opção com um sabor menos forte que o amarelo. Como a coalhada é drenada por um período menor, o teor de gordura também diminui e o sabor fica mais leve.

Qual é o mais saudável?

Devido às características que citamos acima, muitas pessoas colocam o queijo amarelo do lado dos vilões, afinal, tem mais gordura e sal , e realmente o queijo amarelo é mais calórico.

Na prática, no entanto, essa crença nem sempre é verdade: mesmo que muitos queijos brancos sejam magros, como o famoso minas, o cottage e o coalho, existem aqueles que são mais “gordos” também, a exemplo do mascarpone e do cream cheese. Alguns podem até superar o amarelo em sal.

Gostou de saber disso? Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue seguindo nosso blog.

Brusquetta Italiana

A Brusquetta Italiana é um petisco muito consumido pelo mundo. Com um sabor suave e delicioso, ela saiu dos restaurantes para virar a queridinha dos bares brasileiros,

Rolar para cima
Rolar para cima