Compartilhar o post

Queijo é um dos alimentos preferidos da galera, mas para quem treina ou quer emagrecer, é preciso ficar ligado em alguns aspectos, de acordo com seu objetivo!

Alguns queijos apresentam altas quantidades de gorduras, enquanto outros contêm uma baixa quantidade. Também têm queijos que apresentam alto teor de proteínas e outros não, e por aí vai as diferenças nutricionais entre eles.

De forma geral, em uma alimentação saudável o queijo pode sim fazer parte de uma dieta equilibrada de uma pessoa. Continue lendo e entenda se queijo engorda ou não.

Pensando em uma vida saudável, os queijos que fazem parte dessa alimentação são compostos por leite, sal e micro-organismos usados para fermentar o leite, como fermento lácteo e coalho.

E para saber o tipo mais adequado para você, o ideal é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes. O melhor é escolher os que, além de menos calóricos, têm menores teores de gordura e de sódio e que sejam preparados sem corantes, saborizantes ou outros ingredientes.

Todo queijo engorda? Normalmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. Dito isso o queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a mussarela são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras

Confira o valor nutricional…

Cottage

Calorias: 70 calorias

Carboidrato: 2,73g

Proteína: 12,4g

Gordura: 1,03g

O cottage é um dos queijos que contém menor quantidade de gordura e de calorias, podendo ser um grande aliado de dietas com controle de calorias e gordura, como as dietas para perda de peso.

Porém, também apresenta uma menor quantidade de proteína, quando comparado com outros queijos, como o parmesão e a mussarela.

Ricota

Calorias: 140 calorias

Carboidrato: 3,8g

Proteína: 12,6g

Gordura: 8,1g

A ricota também é bem-vinda na dieta de pessoas que desejam perder peso, pois apesar de conter mais calorias e gorduras quando comparadas ao cottage, apresenta uma menor quantidade em relação aos outros queijos.

A quantidade de proteína é similar a do cottage, porém também é menor em relação aos outros queijos. Além disso, a ricota apresenta uma quantidade baixa de Sódio.

Queijo minas Taquari

Calorias: 264 calorias

Carboidrato: 3,2g

Proteína: 17,4g

Gordura: 20,2g

Por muito tempo foi considerado a melhor opção para dietas de perda de peso ou definição muscular.

Realmente, para essas dietas, ele é uma melhor opção quando comparado aos queijos que serão citados abaixo, porém, apesar de conter mais proteína, também apresenta mais gordura e calorias que a ricota e o cottage.

Parmesão

Calorias: 450 calorias

Carboidrato: 1,7gProteína: 35,6g

Gordura: 33,5g

O parmesão é um dos queijos mais ricos em proteína e Cálcio (992 mg em 100g).

A proteína é um nutriente essencial e muito importante para quem treina, pois é essencial para o crescimento e recuperação muscular.

Assim como o Cálcio, que têm diversas funções no organismo e está envolvido no processo de contração muscular.

O problema é que apesar desses benefícios e outros nutrientes benéficos à saúde que o parmesão possui, ele contém um alto teor de gordura e Sódio, que podem atrapalhar definição corporal. O Sódio também está associado ao aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares.

Mussarela Taquari

Calorias: 330 calorias

Carboidrato: 3g

Proteína: 22,6g

Gordura: 25,2g

Vale lembrar também que qualquer queijo pode fazer parte de uma dieta saudável equilibrada desde que sejam consumidos com moderação e dentro das necessidades nutricionais de cada um…

Gostou desse artigo? Conseguiu entender se queijo engorda ou não? Deixe sua curtida e nos siga para mais assuntos relacionados ao mundo dos Laticínios Taquari...

Brusquetta Italiana

A Brusquetta Italiana é um petisco muito consumido pelo mundo. Com um sabor suave e delicioso, ela saiu dos restaurantes para virar a queridinha dos bares brasileiros,

Rolar para cima
Rolar para cima