Compartilhar o post

Queijo Minas é só feito no Brasil? Bom, essa é uma resposta que vamos encontrar juntos.

A fama do queijo mineiro já está presente no Brasil faz tempo. Mas, agora, a fama é mundial! Não é à toa. Afinal, o queijo de Minas vence os “imbatíveis” queijos europeus.

Mas de onde surgiu a receita dessa iguaria tão saborosa?

A arte da fabricação de queijos é muito antiga. Surgiu há uns 12 mil anos, antes do nascimento de Cristo. O queijo primitivo era feito de leite coagulado, sem soro e sal!

A partir da Idade Média, a fabricação de queijos se tornou mais rigorosa, em termos de qualidade. Foram os monges católicos que começaram a variar na sua receita. A fim de depurar o paladar, foram adicionados esporos de fungos e leite.

Nos séculos XIV e XV, teve início a competição entre os produtores de queijo. Quem detinha mais segredos, vendia mais. Essa disputa sadia dura até hoje.

Os portugueses foram quem trouxeram as primeiras receitas de queijo para Minas Gerais, o primeiro, foi o queijo coalhado, feito com leite fresco. Com o tempo, começaram as variações, como o queijo colonial e os queijos lavados com tinta de beterraba. A diversidade de queijos vem aumentando, graças à criatividade dos queijeiros. 

Recentemente, produtores do queijo mineiro, reforçaram na França e no mundo, a fama que já corre no Brasil. Conseguiram vencer, em quase todas as categorias, um dos mais importantes concursos de queijos do mundo: o “Mondial du Fromage”, realizado no Salão do Queijo de Tours. O queijo que mais recebeu prêmios, foi o queijo canastra, produzido na Serra da Canastra

58 tipos de queijos mineiros competiram com 953 queijos de 20 países de todo o mundo! O queijo mineiro bateu os tradicionais queijos franceses, suíços, italianos, holandeses e ingleses!

O apurado sabor do queijo vencedor, se deve à qualidade do gado Caracu e Girolando, adaptado à região da Canastra. Esses animais produzem o leite com maior teor de gordura, que caracteriza seu gosto diferente. No processo de maturação, o queijo adquire uma leve cor dourada e a sua cobertura de mofo branco. E isso é claro depende de toda uma cadeia de produção, que inicia nas pastagens especificas da região da canastra.

Respondendo à pergunta inicial, “Queijo Minas é só feito no Brasil?”, o que podemos afirmar até o momento é que  nosso queijo minas, com a qualidade que conhecemos, é sim feito somente no Brasil, pois tudo depende de clima, pasto, nosso jeitinho mineiro de fazer e diversos outros fatores.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Nos siga no nosso blog e redes sociais.

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima