Compartilhar o post

Queijo tem corante? No mundo dos queijos a coloração de cada tipo não indica muita coisa, mas pode nos dizer o quanto de gordura aquele queijo tem em sua composição e se ele leva ou não corante.

Vamos saber mais sobre isso?

De onde vem a cor dos queijos?

coloração dos queijos se deve à adição de um corante natural, chamado urucum, durante o processo produtivo.

Então, não há o que comparar.

O gorgonzola, por exemplo, é um queijo de massa branca assim como o frescal, mas sua quantidade de gordura é bem maior. 

corante de urucum para queijos é utilizado para intensificar e padronizar a cor do produto e não faz mais algum à saúde.

Podendo ser aplicado em diversos tipos de queijos e laticínios que têm coloração do amarelo ao laranja.

É um corante de origem vegetal, totalmente natural, extraído da semente do urucum, livre de qualquer componente artificial e, portanto, não possui nenhum tipo de restrição na utilização.

Exemplos de queijos onde ele é aplicado:

  • Muçarela;
  • Gorgonzola;
  • Provolone;
  • Entre outros. 

COMO É USADO O CORANTE DE URUCUM NOS QUEIJOS

O urucum é utilizado na produção de queijos na forma de solução aquosa.

O suco de cenoura também é utilizado, porém a sua concentração em beta caroteno é 100 vezes menor que a encontrada no corante de urucum.

Eventualmente, pode-se pensar no uso do corante alimentício, porém este produto é muito ácido e pode interferir na acidez do leite, causando problemas de coagulação, por isso evitamos usá-los na nossa produção de laticínios.

Ficou claro se queijo tem corante? Como falamos, o urucum é um corante natural e não faz mal algum a saúde. Queijos como minas padrão e muçarela, evidentemente, não levam adição desse corante, tendo suas cores representadas pelo nível de gordura do próprio leite.

Gostou de saber disso? Continue seguindo o blog Taquari.

Brusquetta Italiana

A Brusquetta Italiana é um petisco muito consumido pelo mundo. Com um sabor suave e delicioso, ela saiu dos restaurantes para virar a queridinha dos bares brasileiros,

Rolar para cima
Rolar para cima