Compartilhar o post

Com certeza você já ouviu falar de queijos artesanais, mas quais suas principais diferenças?

A grande vantagem de consumir um queijo produzido artesanalmente é que é um alimento totalmente natural, além de possuir textura e sabor bem diferentes.

Queijo produzido com foco na qualidade e constante monitoramento, seguindo padrões preestabelecidos, sem abrir mão da história e da tradicional de se ” fazer queijo”.

Essas iguarias são produzido por pessoas que detenham todos conhecimentos envolvidos nas etapas produtivas (do animal a maturação) , e normalmente utilizam até 5.000 litros de leite/dia na produção de queijo.

Processo artesanal

Quem compra o queijo pronto direto do supermercado pouco sabe sobre os processos que cada queijo passa. Do leite da vaca, do toque do queijeiro, o método de conservação, cada queijo tem seu próprio preparo o que traz as características únicas no sabor.

A produção realmente começa com a ordenha da vaca, que deve ocorrer na mesma propriedade onde está localizada a queijaria; mas termina somente depois do processo de maturação. Simplificando: depois da ordenha, o leite é coalhado e recebe o pingo (que funciona como inoculo fermento). Depois que coagula, sua massa é separado do soro, cortada, colocada em um molde e prensada – quando o resto do soro é eliminado. Depois é salgado e segue para a maturação, que depende muito da região. É quando o queijo ganha sua identidade e personalidade, podendo acontecer em uma semana, 15 dias ou até mais.

Aqui no Laticínios Taquari somos uma grande indústria, mas nunca abrimos mão desse jeito especial de produzir queijos de qualidade e sabor.

A principal diferença entre o queijo artesanal e o industrializado é o emprego ou não de tratamento térmico, sendo o primeiro, produzido com leite cru, e o segundo com leite pasteurizado , na maioria das vezes….

Conseguiu entender mais sobre queijos artesanais e suas principais diferenças? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e siga nossa pagina.

Novidades

Receita de Curau de Milho

Junho acabou, mais ainda dá tempo de trazer aqui uma das receitas mais amadas das festas juninas para deixar sua mesa saborosa o ano inteiro… Aprenda

Rolar para cima