Compartilhar o post

Com certeza você já ouviu falar de queijos artesanais, mas quais suas principais diferenças?

A grande vantagem de consumir um queijo produzido artesanalmente é que é um alimento totalmente natural, além de possuir textura e sabor bem diferentes.

Queijo produzido com foco na qualidade e constante monitoramento, seguindo padrões preestabelecidos, sem abrir mão da história e da tradicional de se ” fazer queijo”.

Essas iguarias são produzido por pessoas que detenham todos conhecimentos envolvidos nas etapas produtivas (do animal a maturação) , e normalmente utilizam até 5.000 litros de leite/dia na produção de queijo.

Processo artesanal

Quem compra o queijo pronto direto do supermercado pouco sabe sobre os processos que cada queijo passa. Do leite da vaca, do toque do queijeiro, o método de conservação, cada queijo tem seu próprio preparo o que traz as características únicas no sabor.

A produção realmente começa com a ordenha da vaca, que deve ocorrer na mesma propriedade onde está localizada a queijaria; mas termina somente depois do processo de maturação. Simplificando: depois da ordenha, o leite é coalhado e recebe o pingo (que funciona como inoculo fermento). Depois que coagula, sua massa é separado do soro, cortada, colocada em um molde e prensada – quando o resto do soro é eliminado. Depois é salgado e segue para a maturação, que depende muito da região. É quando o queijo ganha sua identidade e personalidade, podendo acontecer em uma semana, 15 dias ou até mais.

Aqui no Laticínios Taquari somos uma grande indústria, mas nunca abrimos mão desse jeito especial de produzir queijos de qualidade e sabor.

A principal diferença entre o queijo artesanal e o industrializado é o emprego ou não de tratamento térmico, sendo o primeiro, produzido com leite cru, e o segundo com leite pasteurizado , na maioria das vezes….

Conseguiu entender mais sobre queijos artesanais e suas principais diferenças? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e siga nossa pagina.

Novidades

Leite Pasteurizado Taquari

O leite é um alimento de alto valor nutritivo e consumido em todas as partes do mundo, tanto na sua forma líquida como na forma dos

Rolar para cima