Compartilhar o post

Se tratando de alimento todo cuidado é pouco, ainda mais quando o assunto é leite, aí o assunto fica ainda mais sério. Aqui na Laticínios Taquari tratamos com seriedade todos os assuntos, mas temos cuidado redobrado com o resfriamento do leite, e pensado na possível dúvida de todos, no post de hoje vamos falar sobre resfriamento de leite na fazenda . Continue lendo…

Qual é a temperatura ideal?

A temperatura de resfriamento do leite é 4°C para evitar o crescimento de bactérias e alterações químicas.

O leite deve atingir essa temperatura em até três horas. Ao misturar o leite da segunda ordenha com o da primeira a temperatura não deve ultrapassar os 10ºC, retornando a 4°C em duas horas.

Vantagens do resfriamento

  • Diminuição do custo do transporte, uma vez que com o armazenamento refrigerado, a fazenda pode entregar o leite de dois em dois dias;
  • É menor o esforço físico despendido na atividade, pois o processo é mecanizado;
  • Os horários de trabalho são mais flexíveis porque não há hora exata, nem correria para o transporte;
  • A quantidade de produtos de limpeza e escovas apropriadas e a mão-de-obra utilizada nos cuidados higiênicos são mais simples do que quando se utiliza latões;

DICA:

Para garantir a qualidade do leite resfriado é preciso investir na limpeza e higienização de todo o processo, desde a ordenha até a manutenção dos equipamentos, pois as bactérias podem estar presentes dentro e fora do teto da vaca, no ambiente, no ordenhador e na maioria dos utensílios.

Garantir uma boa higiene no processo de ordenha é o primeiro grande passo para garantir a qualidade do leite. Algumas práticas simples podem garantir a higiene em todo o processo.

Gostou de saber disso? Entendeu mais sobre resfriamento de leite na fazenda? Siga-nos para mais assuntos relacionados ao mundo dos laticínios e dos produtores de leite em geral…

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima