Compartilhar o post

A ordenha deve ser feita de forma correta, cuidando para que o leite não fique exposto a contaminações e assim , acabe sendo recusado pelas indústrias de laticínios. Além disso, uma ordenha feita de forma errada pode aumentar a probabilidade de mastite no rebanho e diminuir a produção de leite. Pensado nisso, nesse post vamos trazer algumas técnicas de higienização da ordenha para pequenos produtores, confira agora dicas de como fazer de forma otimizada…

Higiene na ordenha de vacas – antes

  • Os utensílios devem ser lavados com cloro antes e depois do uso;
  • Lavar bem as mãos com água corrente e sabão neutro antes de manusear os utensílios;
  • Amarre a causa das vacas para que não espalhe sujeira durante a retirada do leite;
  • Os tetos devem ser lavados com água limpa. Apenas os tetos. O úbere deve ser mantido seco;

 Depois da lavagem, os tetos devem ser desinfetados.

  • Você pode utilizar três diferentes tipos de solução: iodo a 0,3% ou hipoclorito de sódio a 2% ou clorexidina a 0,3%. Não importa a solução que utilizar, todas devem agir por 30 segundos sob os tetos antes de serem secos;
  • Os tetos devem ser secos com papel toalha descartável.

Durante: higiene na ordenha de vacas 

  • Os profissionais devem usar aventais limpos;
  • Os bezerros podem acompanhar a ordenha. Caso ainda esteja em fase de desmame, podem mamar logo após a ordenha.

Após: higiene na ordenha de vacas

  • As tetas também devem ser lavados após a ordenha. Para desinfetá-los, utilize uma das soluções: iodo a 0,5% ou gluconato de clorexidina a 0,5%, ou hipoclorito a 3%.
  • Todas às vezes que a ordenha for terminada, alimente seus animais. Isso faz com que o gado permaneça em pé. O contato da teta com o solo logo depois da ordenha facilita a contaminação. E durante essa alimentação em pé proporciona o fechamento natural do orifício, bloqueando a mastite.

Os cuidados a serem tomados na hora da ordenha requerem muita atenção, é ressaltamos ainda a importância dos cuidados tanto na ordenha manual quanto na mecânica.

Esses cuidados evitam as contaminações, e aumentam a qualidade do leite, ajudam o controle de doenças, como ex: a mastite. É preciso sempre proceder conforme a norma regulamentadora, assegurando a comercialização mais eficiente e segura do leite, garantindo redução de custo na hora da produção…

Gostou de saber disso? Entendeu mais sobre técnicas de higienização da ordenha para pequenos produtores? Siga-nos para mais assuntos relacionados ao mundo dos laticínios…

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima