Compartilhar o post

imagem mostra fabricação de queijo

Os queijos artesanais de leite cru são aqueles produzidos de forma artesanal, a partir do leite recém ordenhado, sem o processo de pasteurização. Originalmente, diversos queijos em todo o mundo eram fabricados através do leite cru. Siga a leitura e entenda se ainda hoje todo queijo é feito de leite cru.

Se você gosta e aprecia um bom queijo, com certeza já se deparou com queijos feitos a partir de leite cru, ou seja, não pasteurizado, os queijos artesanais normalmente usam apenas leite cru…. Já os vendidos em supermercado, normalmente não.. Mais para entender sobre a produção de queijo de leite cru é necessário primeiro entendermos sobre o processo de pasteurização.

Mas afinal, você sabe o que é pasteurização?

A pasteurização é o tratamento térmico que é realizado no leite elevando sua temperatura em torno de 75 ºC mantendo essa temperatura por 15 segundos e, em seguida, resfriando a temperatura ideal para o processo tecnológico de cada produto lácteo a ser fabricado, o que denominamos de pasteurização rápida.

E qual a finalidade da pasteurização?

Ao pasteurizar o leite, eliminamos os microrganismos que podem nos fazer mal, mas também os que nos fazem bem. Esses microrganismos que nos fazem bem são os principais responsáveis pelo sabor característico de cada queijo.

Além de eliminar os agentes causadores de doenças, este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um tempo maior. É o processo usado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes

Gostou de saber disso se todo queijo é feito de leite cru? Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e siga nossa página.

Novidades

Leite Pasteurizado Taquari

O leite é um alimento de alto valor nutritivo e consumido em todas as partes do mundo, tanto na sua forma líquida como na forma dos

Rolar para cima