Compartilhar o post

Ingrediente bastante consumido na alimentação vegana e ideal para os intolerantes à lactose, o tofu é comumente utilizado como substituto dos queijos nas mais variadas receitas.

Mais você já ouviu falar em tofu?

Siga com a leitura é entenda se tofu é mesmo queijo…

Origem do tofu

Bom, o tofu é um “queijo” feito a partir do leite de soja fervido e coado, como na produção dos queijos tradicionais. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca e cremosa. Esse queijo vem tomando cada vez mais lugar de destaque, rico em proteínas e minerais, como cálcio, ferro e fósforo, ele ajuda a proteger os ossos e músculos. Uma vez que pode ser consumido sem medo. Muito versátil e nutritivo, ele vem ganhando espaço na cozinha brasileira, sendo um ótimo substituto para queijos mais cremosos, como a ricota.

Como usar o tofu

Bastante consumido na culinária, o tofu ganhou fãs sendo ele mais consumido em saladas, caldos, refogados e também grelhado. De uns anos pra cá, por sua ótima consistência, tem sido muito consumido como patê ou em recheios de tortas, quiches, panquecas e massas em geral. Além disso, seu sabor neutro faz com que ele seja muito versátil no preparo de pratos tanto salgados quanto doces, pois acaba tomando o sabor dos ingredientes que o acompanham.

Segue abaixo algumas receitas que vão te ajudar a incluir o tofu na alimentação.Clique nos links e pegue as receitas completas:

Pão de queijo de tofu: receita vegana, em que você utilizará somente o tofu, polvilho azedo, farinha de milho, sal, pimenta, óleo vegetal e ervas aromática. A receita rende cerca de 20 unidades pequenas.

Palitinho de tomate e tofu: receita fácil de fazer fica pronto rapidinho e os palitinhos ficam lindos. Você usará apenas tomatinhos cereja, tofu macio, manjericão e palitinhos.

Tofu à parmegiana: fácil de fazer fica muito saboroso e crocante. Você pode servir como acompanhamento de refeições, saladas e também de cuscuz marroquino. A receita é vegan e rende quatro unidades.

Mousse de chocolate com tofu: uma mousse bem cremosa e saborosa. Você usará tofu macio, água, essência de baunilha, chocolate meio amargo, açúcar demerara e glucose de milho.

Mas e pergunta lá do início: Tofu é mesmo queijo? A resposta é não… ele é feito de soja! Contudo é uma opção incrível para substituir os queijos; é muito utilizado por veganos, vegetarianos e pessoas intolerantes à lactose, mas também pode ser utilizado por quem, simplesmente, é adepto de uma alimentação mais saudável e/ou gosta de experimentar ingredientes novos.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog.

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima