A manteiga é mesmo uma unanimidade na culinária e essa opinião é tanto dos cozinheiros do dia a dia quanto dos grandes chefes!

O sucesso do ingrediente se deve à sua gordura, vinda da nata de leite batida. Para ser manteiga de verdade, é preciso que o produto contenha, no mínimo, 80% de gordura (o restante se divide entre resíduos sólidos de leite e água), o que confere textura e sabor inigualável nas receitas.

Quer saber mais sobre a importância da manteiga na culinária? Acompanhe o texto.

Composição da manteiga

De origem animal, a manteiga é um produto completamente natural e feito a partir do leite de vaca. É composto de gordura do leite que foi separado de outros de seus componentes. Tem um sabor rico e é amplamente utilizado para cozinhar, assar ou passar no pão.

Valor nutricional da manteiga

A manteiga contém uma variedade imensa de micronutrientes. As seguintes vitaminas são encontradas na manteiga:

  • Vitamina A: É a vitamina mais abundante na manteiga. Uma colher de sopa (14 g) pode fornecer cerca de 11% da dose diária recomendada;
  • Vitamina E: A vitamina E é um antioxidante poderoso, muitas vezes encontrada em alimentos gordurosos;
  • Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, carne e produtos lácteos;
  • Vitamina K2: Uma forma de vitamina K, também chamado de menaquinona. Pode proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

Manteiga na culinária

Na culinária, a finalidade da manteiga é dar consistência, aumentar a incorporação de ar à massa, além de ajudar na retenção da umidade na receita.

Ótima para cozinhar alimentos, a manteiga é cremosa e rica em sabor. Por isso, é de longe a gordura preferida para usar em quase todas as preparações culinárias. Isso inclui tudo, desde molho até assados.

Quando aquecida, a manteiga desenvolve um sabor de noz com os sólidos do leite se caramelizando. Quando a manteiga é usada como meio de cozimento, como para refogar legumes, ela realça os sabores dos alimentos que estão sendo cozidos nela.

Já para o preparo de doces e bolo, a manteiga é usada para melhorar o sabor e a maciez da massa. Deve-se armazená-la sob refrigeração, para evitar a rápida deterioração ou até a rancificação do produto. Na maioria das receitas, a manteiga é utilizada à temperatura ambiente para facilitar a incorporação na massa. Sempre é utilizada a manteiga sem sal.

Pra finalizar, fica um ditado muito conhecido nas cozinhas da França: “Se não está bom, coloque manteiga que sempre melhora.” rsrs

Ficou claro a importância da manteiga na culinária? Deixe um comentário e confira mais abaixo, em nosso blog, outros artigos bem curiosos sobre esse mundo dos laticínios.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap