Quer saber como é feito a bebida láctea? A bebida láctea é um derivado elaborado com leite e soro, podendo ser fermentada ou não, acrescido de outros ingredientes alimentícios, tais como polpas de frutas, creme e gorduras vegetais.

Tão popular entre as crianças quanto o iogurte, a bebida láctea é bastante nutritiva e, atualmente, vem sendo considerada como uma maneira de aproveitar o soro na forma líquida, além de evitar a poluição do ambiente.

Ingredientes bebida láctea

Os ingredientes necessários para sua produção são leite, soro, açúcar, polpas de frutas e fermento.

Usa-se leite integral, semidesnatado ou desnatado de boa qualidade, em seguida coado, colocado em uma cuba e aquecido à temperatura entre 85°C e 95°C, entre 20 e 30 minutos.

O soro é normalmente aproveitado dos queijos tipo minas ou muçarela, devendo ser colocado em vasilhame de aço inoxidável e aquecido a 70°C, por 30 minutos. Juntar o leite (3 litros) e o soro (2 litros), em um terceiro vasilhame, e resfriar em água corrente, para 45ºC.

Em seguida adiciona-se láctea (iogurte natural), cerca de um copo de 200ml, 5 litros (3 litros de leite mais 2 litros de soro). A mistura (leite + soro + cultura láctea) é então colocada em uma estufa por três a quatro horas, para que ocorra a coagulação.

Após a coagulação, coloca-se a coalhada na geladeira, por 12 a 16 horas, para atingir temperatura entre 1ºC e 10°C, evitando-se o congelamento. Estamos quase no final, agora é só bater a coalhada no liquidificador e retorna-la à geladeira. Então é só adicionar 200 gramas (um copo) de açúcar refinado e 50 gramas (cinco a seis colheres de sopa) de polpa de frutas e 50 ml (cinco a seis colheres de sopa) de água e bater no liquidificador até homogeneizar. Agora é só levar a mistura ao fogo e ferver por 10 a 15 minutos.

E assim é feita bebida láctea, de forma simples, prática e saborosa.

Melhor que fazer sua própria bebida láctea é já pegar prontinho e saboroso, então porque não tomar a Bebida Láctea Taquari, no jeitinho, disponível em todos os melhores mercados do Triângulo Mineiro, Distrito Federal e Alto Paranaíba.

Rolar para cima