Compartilhar o post

Quem aí resiste a um café com leite bem quentinho? Essa mistura também faz parte da vida dos brasileiros, podemos até dizer que já é um item tradicional e indispensável no cardápio do café da manhã ou naquele lanchinho da tarde. Apesar de ser encontrada em muitos lugares ao redor do mundo, a bebida surgiu na Europa. Daí, com o tempo, ficou cada vez mais famosa e chegou em vários países, inclusive aqui no Brasil… Continue lendo e entenda sobre café com leite: como surgiu a mistura.

O cafezinho do dia a dia

Como o café com leite é tradicional aqui no Brasil, muitas das regiões criaram suas próprias expressões pra chamar ele, Sabia? Um deles é o pingado, típico no Sudeste, com leite e apenas um pinguinho de café por cima.

Outro nome é o cortado conhecido como média no Rio Grande do Sul, essa opção fica ótima com o café expresso e uma grande quantidade de espuma de leite por cima. Muito bom!

Tem ainda a lágrima, nome tradicional em cidades do interior. É uma xícara com bastante café e só um pouquinho de leite. 

Mistura o café somente com um pouco de leite, apenas para mudar a cor da bebida para um tom de caramelo.

Como preparar o café com leite?

O café com leite pode ser preparado ao gosto de cada um, na proporção que mais agrada ao paladar. Há quem combine o café quente com o leite frio, existem os que não abrem mão do leite fervido e tem aqueles que adoram o café pingado, com mais leite do que café no copo. Você sabia que o cappuccino é a receita mais antiga de café com leite? Nos primórdios a bebida era preparada com leite, café e mel. A canela e o chocolate foram acrescentados muito tempo depois à receita.

Mais café ou mais leite?

 

Nem tudo são flores na relação do café com leite. Infelizmente, a cafeína diminui a absorção do cálcio, vitamina C e ferro contidos no leite. Nesse caso, o ideal é que haja mais leite do que café na sua xícara de café com leite. Além disso, assim como tudo na vida, o exagero no consumo da bebida pode ser prejudicial à saúde, portanto, modere!

Gostou de saber mais sobre : Café com leite: como surgiu a mistura ?

Quer saber mais sobre os diversos assuntos relacionados ao mundo dos laticínios? Siga nossa página e fica por dentro de tudo que acontece…

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima