Queijo com bolor faz mal a saúde? Os queijos amarelos são os mais calóricos? Queijo tem data de validade? Para quem aprecia esta iguaria, sabe que estas perguntas são inevitáveis e podem surgir entre um pedaço de queijo ou outro. Mas o mistério acabou, conheça as principais mentiras e verdades sobre queijos e tira de uma vez por todas suas dúvidas.

Queijo embolorado é queijo estragado?

Há controvérsias. Existem alguns tipos de queijos que contém bolores, mas são apreciados pelo mundo todo, como o Camembert, Gorgonzola e Roquefort.

Os queijos amarelos são mais gordurosos que os brancos?

Mentira. A quantidade de gordura pode variar de acordo com cada queijo, por isso, um dos queijos mais gordurosos é branco, como o Gorgonzola.

O queijo tem prazo de validade?

Esta é uma das grandes mentiras sobre queijo. Normalmente possuem data de validade. Contudo, essas datas são para cumprir uma exigência de controle de mercadoria e, por isso, você pode consumir o seu queijo com datas vencidas, a menos que ele esteja realmente com aspecto desagradável.

Os queijos com mofo são mais benéficos à nossa saúde?

Verdade. Estes queijos possuem roquefortina, elemento que contribui para a eliminação de bactérias no nosso organismo.

O queijo tem mais cálcio que o próprio leite?

Apesar de o queijo ser um autêntico derivado do leite, ele contém mais cálcio exatamente por causa da sua quantidade, ou seja, para se fazer 1 K de queijo é necessário 10 litros de leite, por isso o resultado final é um queijo mais concentrado e nutritivo.

Como pode conferir, existem diversos mitos sobre queijos, porém, uma coisa é inegável: Queijo é sinônimo de sabor!

Gostou desse texto?! Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de mais dicas como essas.

Rolar para cima