Compartilhar o post

A arte milenar de fabricar e apreciar bons queijos evoluiu com a humanidade, assim como o desenvolvimento do queijo. Mas alguns tipos de queijo ainda podem ser desconhecidos da grande maioria, como por exemplo o queijo estepe… Mas afinal o que é queijo estepe?

Siga com a leitura…

Ao longo de séculos e séculos foi-se descobrindo variedades de queijo, e hoje já é possível encontrar mais de 700 tipos de queijos ao redor do mundo. Um deles é o queijo estepe, descoberto nas estepes russas.

Você alguma vez já tinha escutado sobre essa iguaria? Fique com a gente, vamos falar sobre esse misterioso queijo e sua origem…

Origem do queijo estepe

Feito a partir do leite de vaca, o queijo estepe é levemente amarelado, composto por um sabor frutado e ao mesmo tempo suave com um toque adocicado.

Sua maturação é uma das mais longas, podendo chegar a dois meses até atingir o ponto ideal para ser apreciado com todas as suas qualidades. Textura com uma massa semi-cozida, é firme e também macia por dentro, com as olhaduras aqueles furinhos, que dão um toque especial.

A origem desse queijo é russa. Exatamente das estepes daquela região. E esse queijo foi trazido ao Brasil pelos queijeiros dinamarqueses.

O seu nome vem do Steppenkäse, que em alemão quer dizer “Queijo da Estepe”, pois era originalmente feito por imigrantes alemães que viviam na região do rio Volga, em plena estepe russa.

Por sua beleza e tamanho avantajado, geralmente feito em fôrma de 6 kg, essa iguaria é presença obrigatória em mesas de queijos e vinhos.

Depois de trazido ao Brasil e adaptado pelos queijeiros dinamarqueses, hoje esse queijo é produzido em diversos estados, visto que seu sabor e texturas são muito agradáveis a quem consome.

E você já comeu esse tipo de queijo? Deixe seu comentário…

Gostou de saber disso? Siga-nos para mais assuntos relacionados ao mundo dos laticínios…

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima